O turismo de aventura é uma excelente opção para quem deseja sair da rotina e viver novas experiências. Combina viagens de lazer com a prática de esportes, como atividades na natureza.
O Ministério do Turismo do Brasil define essa atividade como:
“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”
Isso mostra que, ao contrário do senso comum, o turismo de aventura não se limita às atividades radicais, por mais que estas também estejam inclusas.
Sendo assim, o turismo de aventura é uma viagem de caráter recreativo e até exploratório com a natureza, mas não necessariamente selvagem.
O Brasil, por ser um país riquíssimo em biodiversidade, tem incontáveis destinos que oferecem atividades relacionadas ao turismo de aventura. Um deles é Florianópolis, a capital de Santa Catarina.
Floripa, nesse quesito, é uma das favoritas do público que gosta de turismo de aventura, pois permite o contato com a natureza sem abdicar do conforto e comodidade de uma infraestrutura completa.
Que tal praticar turismo de aventura na Ilha da Magia? Dá uma olhada em 12 passeios que separamos para você fazer em Florianópolis!
Quais são os tipos de turismo de aventura?
Para começar, é importante saber que há dois tipos de turismo de aventura. Esse conhecimento é fundamental na hora de se programar para uma viagem com essa finalidade. São eles:
1. Ecoturismo e Turismo de Natureza
O ecoturismo ganhou bastante destaque entre os viajantes devido à pandemia. Essas atividades permitem visitar locais sem aglomerações.
As atividades de ecoturismo envolvem a visita de destinos naturais conhecidos, tendo sempre a natureza como atração principal.
Mas o ecoturismo é uma atividade que não causa danos à natureza, por isso, é comum haver limitações em relação à quantidade de pessoas e algumas regras que devem ser cumpridas.
Como o foco do ecoturismo é colocar a natureza em destaque, o turista aprende bastante e se conscientiza da necessidade de reduzir impactos negativos no meio ambiente.
Já o turismo de natureza é aquele cujo viajante busca por atividades ao ar livre com proximidade em relação à natureza e seus seres. É o caso da observação de pássaros e dos safáris.
Em Florianópolis, há um combo de experiências que reúnem liberdade e conexão com a natureza. O nome dele é Conexão EXO, com opções de vivências no mar, no ar e na terra.
2. Turismo de Emoções e Esportes Radicais
Este é o segundo tipo de turismo de aventura e precisamente a modalidade mais conhecida, pois é comumente associada ao segmento.
No turismo de emoções e esportes radicais, o viajante testa limites físicos e emocionais por meio da prática de esportes como:
- bungee jumping;
- parapente;
- rafting;
- escalada;
- slackline;
- trekking;
- bodyboard;
- rapel;
- canoagem;
- arvorismo;
- surf;
- kitesurf;
- mergulho, entre outros.
Como você pôde notar, os esportes acima são radicais, portanto, devem ser praticados de maneira recreativa e sempre com auxílio de um profissional ou agência autorizada.
Alguns desses esportes podem exigir permissão ou treinamento prévio, como o mergulho.
13 passeios para fazer em Florianópolis
Agora que você conhece os dois tipos de turismo de aventura, prepare-se para organizar um roteiro bem especial com atrações em Florianópolis.
Para facilitar, separamos as atrações em categorias. Vamos lá?
1.Rapel
Rapel é uma das atividades de turismo de aventura mais emocionantes, radicais e seguras que há. Conta com diversas cordas e equipamentos que garantem a segurança de quem a pratica.
Por meio do rapel, você pode descer paredões rochosos, cachoeiras e até estruturas urbanas, como viadutos, desde que esteja protegido com os equipamentos obrigatórios de segurança.
A descida é feita lentamente, respeitando os obstáculos e o ritmo de cada um. O rapel não tem limitação, então pode ser praticado por iniciantes e profissionais. Só precisa ter preparo, acessórios de proteção e coragem, viu?
2. Cachoeira da Ressurreição
Adrenalina pura!
Na Cachoeira da Ressurreição, a descida é feita em um percurso de 35 metros. Se você gosta de enfrentar e vencer desafios, pode incluir o rapel nessa atração.
A Cachoeira da Ressurreição fica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que por sua vez está no município de Águas Mornas, na região metropolitana de Florianópolis.
Para praticar o rapel de cachoeira, é fundamental levar documento de identificação com foto, calçado fechado, prendedor de cabelo, protetor solar, repelente, toalha e calçado e roupa extra, para depois da atividade.
O passeio começa antes, pois para quem vai de carro há um percurso de cerca de 1 hora. Assim que fizer a descida, ainda pode aproveitar um delicioso banho no poço da cachoeira.
3. Morro dos Ingleses
Outro passeio em Florianópolis para praticar turismo de aventura é o Morro dos Ingleses, que possui 195 metros de altura.
A maior parte do trajeto é feita por trilha, mas os últimos metros exigem uma pequena escalada. São aproximadamente 10 metros, que durante o percurso permite apreciar a vista para a Praia do Santinho e as Ilhas das Aranhas.
4. Rafting
Rafting é um esporte radical aquático. Essa modalidade também é sinônimo de adrenalina e pode ser praticada por diversas pessoas.
Nessa modalidade, você desbrava corredeiras a bordo de um bote. O objetivo é desviar dos obstáculos naturais que surgem ao longo do percurso, remando até o destino.
É uma excelente atividade para reunir familiares e amigos, pois pode ser praticada em grupos de quatro a oito pessoas.
Ative o espírito de coletividade e união para que, juntos, consigam concluir o percurso!
4. Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
A Região Metropolitana de Florianópolis tem diversas opções para a prática do rafting, sendo a região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro a principal.
No município de Santo Amaro da Imperatriz, que faz parte da Grande Florianópolis, você encontra 14 corredeiras com até 40 metros de desnível e cinco quilômetros de extensão.
Há a modalidade para iniciantes, feita por pessoas de todas as idades nas águas calmas e transparentes do Rio Cubatão, com percurso de 3 km.
Quem quer se aventurar por mais tempo, pode escolher a Expedição ao Cânion Preto, cujo percurso é de 14 km e dura cerca de 4 horas.
5. Surfe
Falou em Floripa, pensou em… praia!
Para quem busca atividades de turismo de aventura na Ilha da Magia, encontra diversas opções para praticar o surfe, um esporte individual, radical e que acontece no mar.
Nele, o desafio é se manter a maior parte do tempo possível em pé, sobre uma prancha, deslizando sobre as ondas e até realizando manobras radicais.
O mais interessante é que Florianópolis tem praias com ondas para todos os tipos de surfistas, dos mais aos menos experientes. Se você busca experiências nessa atividade, veja onde encontrar seu pico:
6. Surfe na Região Norte da ilha
O Litoral Norte possui três praias indicadas para surfistas: Santinho, Brava e Ingleses. Das três, Santinho é a conhecida por ter as maiores ondas.
Já a praia Brava é uma das mais cheias na alta estação, mesmo assim sempre tem bastante surfistas na água.
E a praia dos Ingleses tem ondas mais leves, indicadas para quem não tem tanta experiência. Isso ocorre por causa do formato da praia, que é parecido com o de uma baía.
7. Surfe na Região Norte da Ilha
Ainda no Litoral Norte, a Praia do Moçambique é a ideal para quem gosta de surfar sem tanta gente por perto. Como possui 12 km de extensão, a concentração de surfistas no mesmo ponto é baixa.
Aqui, a dica é o Canto das Aranhas, um dos picos favoritos para surfar na Praia do Moçambique.
8. Surfe na Região Sul da Ilha
Com acesso mais difícil, a Praia do Matadeiro recompensa o esforço para chegar lá com a qualidade das ondas.
A região também tem a Praia da Lagoinha do Leste, que é um local deserto, então você pode surfar distante de outros praticantes.
Se você tem bastante experiência e busca ondas mais robustas, a Praia de Naufragados é a ideal.
9.Mergulho
Gosta de atividades no mar? Floripa também é um ótimo point para fazer mergulho.
O mergulho é a atividade na qual você submerge na água. Dá para praticar de forma independente e livre, apenas controlando a respiração.
Há ainda a prática dependente, semi-independente e autônoma, com ajuda de aparelho de respiração.
Esse tipo de esporte de turismo de aventura requer roupa atmosférica de mergulho, capaz de isolar os efeitos de alta pressão do ambiente.
Veja onde mergulhar em Floripa:
10. Ilha do Xavier
A Ilha do Xavier fica na costa Leste de Florianópolis. A profundidade do local chega a 18 metros.
Por lá, durante o mergulho, você pode avistar muitos peixes. Pertinho dali há duas ilhotas com grandes paredões de pedra, que também podem ser vistos a partir da atividade de mergulho.
11. Naufrágio da Praia dos Ingleses
Já viu um barco naufragado de pertinho? Na Praia dos Ingleses você pode ver!
A 100 metros da costa da Praia do Ingleses, durante o mergulho, é possível avistar um barco pesqueiro naufragado desde o século 17.
A profundidade não é grande e tem cerca de sete metros. Muitos peixes e ouriços vivem em volta da embarcação.
Se você não tem muita experiência com mergulho e quer começar na atividade, esse local é uma excelente opção.
12. Ilhas das Aranhas
As Ilhas das Aranhas têm costões rochosos e paredes íngremes, além de fendas que proporcionam visões incríveis.
No local, a profundidade chega a 30 metros. Mas há a possibilidade de buscar pontos mais rasos, ideais para quem não tem tanta experiência.
13.Trilhas
Vamos trilhar?
As trilhas são excelentes para quem gosta de caminhar e apreciar a natureza. Florianópolis tem várias trilhas, das mais leves às difíceis.
Nessas trilhas, você pode encontrar cachoeiras, banho de rio, banho de mar, aves e outros animais silvestres, além de paisagens de tirar o fôlego.
14. 23 trilhas para você
Nós preparamos uma lista com 23 sugestões de trilhas em Florianópolis para se aventurar ao ar livre!
15.Parapente
Que tal curtir a paisagem de Floripa lá do alto? O parapente é a atividade ideal para quem deseja ter essa experiência.
O voo panorâmico é feito em dupla, na maioria das vezes com um instrutor, mas não é necessário ter experiência para voar.
A vista é incrível, pois você não fica tão alto nem tão baixo. Pode apreciar as melhores paisagens de um jeito diferente.
16. Rampas da Praia Mole
A decolagem é feita a uma altitude de 100 m da Rampa Norte ou 145 m da Rampa Sul, chegando a 300 metros de altitude acima do nível do mar. A vista é panorâmica das praias Mole, Galheta, Gravatá, Moçambique e a Lagoa da Conceição.
17. Rampa do Morro da Lagoa da Conceição
A decolagem é feita a uma altitude de 225 m e pode-se chegar até 800 metros de altitude acima do nível do mar. Durante o voo, você tem uma vista panorâmica de bairros da região central e das praias Mole, Galheta, Gravatá, Moçambique, praia e dunas da Joaquina e Campeche.
Turismo de aventura é tudo de bom, né? Melhor ainda é finalizar a atividade e voltar para o hotel cheio de recordações incríveis, enquanto toma um banho relaxante, curte uma jacuzzi ou tem um jantar especial.
Quer viver uma experiência assim, conectado ao ar livre?
Bem-vindo a bordo da Conexão EXO!
Ao se hospedar no Hotel Jurerê Beach Village, você vai poder aproveitar uma vivência única com atividades que te conectam à natureza por meio de atividades como:
- stand up paddle;
- expedição à Ilha do Frade de stand up paddle;
- caiaque;
- rafting;
- rapel;
- mergulho;
- passeios de veleiro e lancha;
- voo duplo de parapente;
- salto duplo de paraquedismo;
- trilhas;
- arvorismo para adultos e crianças.
Gostou?
Para se hospedar com o máximo de conforto, pertinho da praia, escolha Jurerê Internacional. É neste, o melhor e mais charmoso bairro de Floripa, que estão o IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village.
Para uma experiência pé na areia, com a praia a poucos passos do seu quarto, o Hotel Jurerê Beach Village é a opção ideal.
Sua estrutura completa proporciona conforto e lazer com jacuzzis, piscina aquecida, mesa de bilhar, serviço de lavanderia, sala de TV, restaurante e até babá a pedido, caso precise de uma ajudinha com as crianças.
Por falar nas crianças, há uma equipe de recreação com personagens que participam das atividades voltadas para o público infantil!
Já o IL Campanario Villaggio Resort é para os apaixonados por arquitetura, pois ele é todo inspirado na romântica costa Amalfitana.
Também conta com espaço kids, além de estacionamento, Wi-Fi, mesa de bilhar, parquinho, piscina aquecida interna e externa, serviço de lavanderia, sala de jogos e o renomado restaurante Positano Diamond Bar D’Vie.
Acesse nossos sites oficiais clicando em IL Campanario Villaggio Resort ou em Hotel Jurerê Beach Village e faça já sua reserva!