Saiba como aproveitar o verão em Floripa

Com a chegada da estação mais quente do ano, o destino de muitos turistas é o litoral – e passar o verão em Floripa é um dos programas mais desejados. Afinal, não é para menos. 

Milhares de pessoas vêm para a Ilha da Magia em busca de contato com a natureza, que é o ponto forte da cidade, com 42 praias (há quem diga que são mais de 100, se contar com as pequenininhas e mais desconhecidas).

Mas não são só os balneários que encantam os turistas. Florianópolis possui muitos outros atrativos como lagoas, cachoeiras, trilhas, costões e parques. 

Há ainda opções incríveis de passeios para fortalezas, construções históricas, igrejas, praças, bairros típicos, mirantes, entre muitos outros.

Outro forte atrativo do verão em Floripa é a sua gastronomia. A cidade possui centenas de restaurantes que servem pratos deliciosos, principalmente à base de frutos do mar. 

E para quem não abre mão de diversão, Florianópolis também é perfeita. A cidade conta com diversos bares, casas noturnas, boates e beach clubs que garantem diversão durante todo o dia e à noite. 

Os estilos musicais são os mais variados, em ambientes que vão dos mais rústicos (porém charmosos) até os mais sofisticados. 

Preparamos, então, algumas dicas de passeios que você não pode deixar de fazer ao passar o verão em Floripa.

Praias: os maiores tesouros do verão em Floripa

A esmagadora maioria dos turistas escolhe passar o verão em Floripa em busca das suas praias, que são, sem dúvida, o maior atrativo da cidade. 

Há balneários paradisíacos espalhados por todas as regiões e com características bem diferentes uns dos outros, o que possibilita agradar a todos os gostos e tipos de público. 

Confira:

Região Norte – Águas calmas e ótima infraestrutura

Nesta região da Ilha o mar é mais protegido geograficamente, por isso a maioria das praias é de mar calmo e águas mais quentes, as preferidas por famílias com crianças. 

No norte ficam as praias da Daniela, do Forte, Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha. 

Há ainda praias que ficam viradas para o mar aberto e por isso possuem ondas: Praia Brava, Ingleses e Santinho. 

Uma dica super legal para aproveitar esta região, que também é a que oferece a melhor infraestrutura turística, é ficar em Jurerê Internacional. 

O balneário fica muito bem localizado, no centro da região, de onde é possível visitar as outras praias sem precisar fazer longos deslocamentos. 

Sem falar que Jurerê Internacional por si só já é um destino incrível e super completo – é bem possível que você nem queira sair muito de lá.

E para a viagem ficar ainda mais perfeita, hospede-se num dos dois hotéis de Jurerê Internacional: o IL Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village

Ambos oferecem excelente infraestrutura, áreas de lazer e gastronomia ao ar livre, atendimento de alto padrão e muita segurança (em respeito a todos os protocolos vigentes).

Região Leste – Reduto dos surfistas

É onde ficam localizadas as praias de mar aberto e por isso com boas ondas, as preferidas pelos surfistas que vêm passar o verão em Floripa. 

São elas: Moçambique (a maior da Ilha), Barra da Lagoa, Galheta (naturismo), Mole e Joaquina.

Esta região é caracterizada por balneários mais agrestes, com pouca ou quase nenhuma construção à beira do mar, o que torna a paisagem ainda mais deslumbrante.

Por outro lado, as praias da Barra da Lagoa e Joaquina oferecem excelente infraestrutura turística, com de diversos bares e restaurantes. 

Outro destaque da região Leste é a Lagoa da Conceição, um dos cartões-postais mais encantadores da cidade, onde é possível conhecer o trabalho das rendeiras, artesãs que preservam uma das principais tradições da Ilha.

Região Sul – Natureza e colônia de pescadores

Nesta região o mar também é aberto, com águas mais frias e agitadas. As suas praias são as preferidas por quem busca paisagens naturais e maior contato com a natureza. 

No sul da Ilha ficam as praias do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Açores, Solidão, Saquinho e Naufragados. 

É a região também com a maior presença de pescadores, onde é possível acompanhar o trabalho deles nas vilas pesqueiras.

Não deixe de visitar a paradisíaca Ilha do Campeche, com suas águas caribenhas, ideais para mergulho; e a Lagoa do Peri, totalmente agreste.

Região Oeste – Arquitetura histórica e maricultura

A região é dividida entre as baías norte e sul. Na parte superior ficam as praias de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé. 

Foi uma das primeiras regiões habitadas da Ilha e que até hoje guarda traços dos colonizadores na sua arquitetura. Passear pelas suas ruas é uma verdadeira viagem do tempo. 

Outro ponto forte é a gastronomia, com diversos restaurantes localizados na beira do mar. A região também concentra um grande número de pescadores e maricultores, um passeio imperdível para quem vem passar o verão em Floripa. 

Já a baía sul reúne os balneários da Tapera, Ribeirão da Ilha e Caeira da Barra do Sul. Assim como na região norte, possui arquitetura açoriana preservada, excelentes restaurantes e concentra boa parte da produção de moluscos (ostras e mariscos) da Ilha.

Gastronomia de dar água na boca

Se você pretende passar o verão em Floripa deve reservar um tempo para conhecer a sua deliciosa e diversificada gastronomia. A cidade conta com centenas de bares e restaurantes que servem delícias típicas de vários países. 

Mas o forte mesmo são os pratos à base de frutos do mar. Não deixe de experimentar as famosas ostras, já que a capital de Santa Catarina é a maior produtora deste tipo de molusco. 

Ele é servido fresquinho, recém saído do mar, em diversas apresentações, principalmente in natura, ao bafo e gratinado.

Outro prato típico de Florianópolis é a sequência de camarão, que serve e iguaria em vários tipos de preparação, além de peixe e diversos acompanhamentos. E se você vier no inverno, a dica é experimentar o peixe mais comum desta época do ano: a tainha.

Para os fãs de alta gastronomia e que fazem questão de experimentar frutos do mar em preparos mais sofisticados, o ideal é conhecer a orla gastronômica de Jurerê Internacional, que possui dezenas de bares e restaurantes de alto padrão.

Novamente a nossa dica é você ficar hospedado em restaurantes próximos a estes estabelecimentos de gastronomia do balneário, para que possa visitar a maioria de forma tranquila e com todo o conforto. 

Sem falar que os próprios hotéis IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Village possuem excelentes restaurantes, que vão lhe proporcionar momentos muito prazerosos e surpreender o seu paladar.

Agora que você já tem informações sobre os principais atrativos do verão em Floripa, comece a planejar a sua viagem e venha viver todas estas experiência. Com certeza vão ser incríveis! Esperamos por você!

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.