Turismo gastronômico: 6 opções para aproveitar em Florianópolis

Turismo Gastronômico

Turismo gastronômico é um termo que vem ganhando destaque, porque é novo e atrai muitos viajantes em busca de experiências interessantes.

Esse tipo de turismo valoriza a apreciação de comidas e bebidas em um ambiente que estimula os sentidos. 

A gastronomia é um dos aspectos que torna um destino único. Florianópolis, por exemplo, é conhecida pelas praias, mas nem todo mundo inclui excelentes restaurantes no roteiro ao visitar a ilha da magia.

Se esse é o seu caso, prepare-se para uma viagem pelos sabores nacionais e internacionais dos restaurantes de Floripa.

Aqui estão 6 opções de turismo gastronômico para aproveitar em Florianópolis!

1. Jay Bistro

Para começar nossa lista de turismo gastronômico em Florianópolis, cada prato do Jay Bistro faz você viajar pela terra, céu, mar e ar.

O chef Eude junta os quatro elementos para surpreender o paladar por meio de um menu contemporâneo e atemporal.

A apresentação é sofisticada e surpreende pela criatividade. As receitas são autorais e utilizam ingredientes fortes.

Cada prato tem boas histórias por trás para contar, tornando a experiência especial. Aliás, não somente no jantar, no almoço também.

Turismo Gastronômico

Por falar em almoço, de terça à sexta é possível pedir o almoço executivo, que contempla entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo.

Destaque para a entrada de pastel de ossobuco com cebola caramelizada e redução de balsâmico envelhecido. De prato principal, o risoto de funghi com pato confitado e supreme de laranja na brasa é surpreendente. 

2. Donna Jurerê

A próxima parada dessa lista de turismo gastronômico em Florianópolis é o Donna Jurerê Internacional. O lugar reúne música e gastronomia, relembrando os dining clubs, casas especializadas em servir bem em ritmo de balada.

Inaugurado em 2011, o Donna conta com ambiente moderno e sofisticado, projetado pela arquiteta Taty Iriê. Há luzes nas colunas, tetos e mobílias. Em todo canto há obras de arte.

Já o cardápio foi feito pelos chefs peruanos Hugo Olaechea e Sara Sanchez, especialmente para encher os olhos aguçar os mais requintados paladares.

Turismo Gastronômico

O fim de tarde no Donna começa com batidas lentas, que vão acelerando o ritmo no decorrer da noite. Entre uma dança e doutra, delicie-se com aperitivos, coquetéis e pratos como o Congrio Beurre Blanc, filé de congrio rosa na chapa, molho beurre blanc, aspargos grelhados com presunto di Parma e musseline de batata baroa.

Batidas mais lentas no fim de tarde dão lugar a um ritmo mais acelerado no início da noite, onde os DJ’s assumem o controle e transformam num verdadeiro esquenta para as melhores baladas.

3. Acqua Plage

Nossa próxima dica para uma experiência única de turismo gastronômico é o Acqua Plage, um restaurante pé na areia que valoriza momentos como curtir a praia e tomar sol.

As referências do Acqua Plage são mediterrâneas, portanto, você as encontra tanto no cardápio quanto na decoração.

Mesas e sofás pé na areia e no deck podem acomodar grupos de todos os tamanhos, dos menores aos maiores.

Na praia, a chaise longue, com mesa e guarda-sol públicos, te convidam para ver o mar e curtir um momento na praia. 

O menu de frutos do mar é assinado pelos chefs peruanos Hugo Olaechea e Sarah Sanchez, que também atuam no Donna.

Turismo Gastronômico

Destaque para o Plateau de Frutos do Mar, com tartare de salmão siciliano citron, crudo de atum com ponzu de missô e wasabi, burrata e ovas, carpaccio de peixe branco com azeite de ervas, ostras in natura.

4. Antonio’s Restaurante

Famoso pelo seu delicioso Camarão na Moranga, o Antonio’s Restaurante recebe seus clientes em um casarão com clima bem familiar e aconchegante.

Aliás, falando no Camarão na Moranga, adiantamos como é: a moranga vem recheada com camarão e molho especial da casa, feito de tomate, pimentão e cebola picada.

Turismo Gastronômico

O Antonio’s Restaurante é tradicional. Foi inaugurado em 1985 e apresenta um vasto cardápio de massas, carnes, saladas e frutos do mar.

Todos foram elaborados pelo proprietário, o chef Antônio, que é autodidata. 

5. Alameda dos Sabores

A próxima parada dessa lista de turismo gastronômico em Florianópolis é o Alameda dos Sabores, que oferece experiências gastronômicas à beira mar.

O Alameda dos Sabores possui vista para o mar e combina isso com um ambiente aconchegante e informal.

Esse restaurante conta com lareira para os dias mais frios e um espaço kids, para que as crianças se divirtam enquanto você desfruta de boa gastronomia.

Sobre o cardápio, ele é bem variado. Possui opções com carnes vermelhas, aves e frutos do mar, saladas, além de deliciosos petiscos, lanches e sobremesas.

Turismo Gastronômico

A influência do cardápio é local e você pode combinar os pratos com vinhos e espumantes de rótulos nacionais e internacionais.

Um diferencial é a possibilidade de tomar café da manhã no Alameda dos Sabores, cujo serviço funciona entre 7h30 e 10h30.

6. Positano Diamond Bar by D’Vie

O restaurante Positano Diamond Bar by D’Vie é a opção mais sofisticada desta lista, portanto, agrada até os paladares mais refinados e exigentes.

A experiência começa pelo ambiente, pois este é o primeiro bar com joalheria da América Latina. Trata-se de uma ação inédita de co-branding com a joalheria D’Vie.

Seu espaço é bem intimista, dividido em dois ambientes requintados. Enquanto um valoriza o ar livre, o outro forma um conjunto de lounges.

O Positano Diamond Bar by D’Vie é a escolha ideal para quem busca experiências únicas, com ótima gastronomia e apresentações de música ao vivo.

Uma curiosidade: alguns drinks levam o nome de jóias ou coleções da joalheria D’Vie.

Já o menu é fruto de uma cozinha moderna e criativa, baseado na alta culinária mediterrânea e contemporânea.

Turismo Gastronômico

As receitas são à base de massas, peixes, frutos do mar, carnes e aves. As sobremesas também impressionam.

Por falar em impressionar, cada detalhe do Positano Diamond Bar by D’Vie encanta por conectar dois universos tão distantes, mas ao mesmo tempo próximos: jóias e gastronomia.

O Positano Diamond Bar by D’Vie se encontra dentro do IL Campanario Villaggio Resort, ou seja, você pode ter toda essa experiência a poucos passos do seu quarto.

Mas quem não é hóspede do IL Campanario Villaggio Resort também pode aproveitar o Positano Diamond Bar by D’Vie, pois ele atende a todos os públicos.

Prepare-se para um turismo gastronômico único em Florianópolis! Conheça agora mesmo o  Positano Diamond Bar by D’Vie e a estrutura do IL Campanario Villaggio Resort!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.