Tipos de eventos corporativos: saiba definir o melhor para a sua empresa

Tipos de eventos corporativos: saiba definir o melhor para a sua empresa

Você conhece os diferentes tipos de eventos corporativos?

Muito se fala sobre eles, mas nem todos conhecem as diferenças entre cada tipo. Além disso, poucos sabem qual a importância desses eventos.

Para começar, o evento corporativo é o tipo de evento profissional, realizado para uma empresa. Reúne colaboradores, faz a gestão de relacionamento com clientes e parceiros, proporciona interação e promove capacitação.

Continue a leitura e veja ainda os tipos de eventos corporativos e como escolher o ideal para a sua empresa.

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

A realização de eventos corporativos é importante para fortalecer a comunicação entre seus colaboradores. Eles também ajudam a alcançar diversos objetivos.

Inspire-se nos principais tipos de eventos corporativos:

Seminário

Modelo de evento que funciona muito bem para apresentar novidades. Conta com uma sequência de falas de especialistas sobre o tema proposto.

A ideia do seminário é trazer um ponto de vista, esmiuçá-lo e concluir a abordagem. Esse tipo de evento corporativo não costuma ter espaço para debates.

Simpósio

Parecido com o seminário, mas o seu diferencial é contar com a presença de um moderador. Enquanto o seminário tem as ideias explanadas de forma linear, o simpósio promove o debate entre especialistas.

No caso do simpósio, o público ganha um espaço para fazer perguntas aos convidados. Sua duração, no entanto, é mais curta. Esse tipo de evento é interessante para debater sobre conhecimentos específicos e técnicos.

Conferência

A conferência é bem similar ao simpósio, mas não conta com a explanação ou o debate inicial. Os convidados começam formulando e enviando perguntas sobre o assunto que será trabalhado.

Já o conferencista recebe as questões e direciona para o especialista que ele considera ser ideal para responder. Outro ponto relevante é que o moderador pode selecionar a ordem das questões e até reformulá-las para estimular o debate.

Convenção

Já a convenção é um dos tipos de eventos corporativos que mais envolvem os colaboradores, pois seu objetivo é estimular a troca de conhecimento entre os participantes. Convenções são comuns entre profissionais de vendas.

A partir da convenção, a empresa consegue criar um atalho de crescimento por meio do compartilhamento de narrativas e processos de fracasso e sucesso. Elas ajudam a estimular os acertos e evitar os erros.

Congresso

Maiores e mais longos, os congressos contam com uma programação extensa. É comum que eles abriguem eventos internos, como palestras, simpósios e mesas-redondas.

É interessante pensar no congresso quando há um grande número de colaboradores para falar sobre determinado assunto. A partir dele, que tende a se tornar cíclico, outros temas transversais ganham o foco das futuras edições.

Workshop

O workshop, ou oficina, possibilita uma atuação maior dos participantes. Sua duração não costuma ultrapassar um dia. O normal é que seja realizado em cerca de meio período.

Dos diferentes tipos de evento corporativos, o workshop é o ideal para capacitar a equipe. Ele chama para a prática o que foi ensinado em teoria, ou seja, cria um ambiente de troca e fomenta uma cultura colaborativa.

Treinamento

Cursos de curto prazo, os treinamentos visam capacitar, qualificar e alinhar os colaboradores diante de determinado assunto. Eles promovem a segurança para a atuação dos colaboradores.

Se você possui uma rede de lojas, por exemplo, pode promover treinamentos para alinhar a forma de atuação dos vendedores e fazer com que a abordagem ao cliente siga o padrão estabelecido.

Mesa-redonda

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

público. Nele, cada especialista faz uma explanação sobre o assunto. Depois, o moderador media a discussão entre os convidados.

O público fecha com chave de ouro realizando perguntas para todos os participantes ou algum específico. A dinâmica fica mais ativa e fornece acesso a um tema que pode ser bem específico, só que de forma descontraída.

Painel

Formato parecido com o da mesa-redonda, mas utilizado para discutir temas mais delicados ou polêmicos. Por isso, o grupo do painel costuma ser menor, mas mediado por alguém. O final tem a discussão para os questionamentos do público.

Palestra

O seu formato conta com apenas um especialista e costuma ter curta duração. Trabalha o tema escolhido para atingir um objetivo específico, como motivar ou instruir.

Sua empresa pode utilizar a palestra para estimular os colaboradores a adotar determinado comportamento ou atingir uma meta proposta. A palestra desperta o interesse e estimula a transformação.

Confraternização

E a confraternização é a grande festa realizada pela empresa para comemorar um objetivo cumprido, celebrar conquistas e/ou estimular o entrosamento entre os colaboradores.

4 passos para organizar o seu evento corporativo

Agora que você conhece diferentes tipos de eventos corporativos, chegou o momento de realizar o ideal para a sua empresa. Que tal torná-lo inesquecível? Veja, a seguir, os passos necessários para organizá-lo:

1. Determine o orçamento do evento corporativo

Independentemente do modelo escolhido, defina um orçamento compatível com a realidade financeira da sua empresa. Inclua todas as particularidades desejadas, como decoração, locação do espaço, brindes e contratação de convidados.

Saiba qual será o valor investido em cada aspecto, pois os recursos disponíveis podem influenciar nas escolhas. Uma alternativa é a busca por patrocínios a partir de parcerias onde as duas marcas ganham.

2. Defina data

Chegou o momento de escolher a data. Uma dica, para economizar, é escolher destinos badalados, mas que são menos buscados na baixa temporada. 

Nesse período, os valores para locação ficam mais em conta e isso contribui para incrementar o evento com mais recursos. Além disso, períodos de baixa temporada são os menos buscados para as férias dos colaboradores.

Elimine do calendário datas que podem ser estressantes para a equipe, como o fim do mês ou a sazonalidade que exige mais vendas no negócio. Os primeiros dias do mês e os finais de semana comprometem menos a jornada dos colaboradores.

3. Escolha o local do evento

Comece pelo destino. O ideal é que o local seja seguro e de fácil acesso, para que todos cheguem no período desejado.

Analise ainda o tamanho e a disposição dos espaços. É fundamental que a estrutura ofereça o máximo de conforto para os seus convidados.

4 passos para organizar o seu evento corporativo

Avalie ainda as características do evento corporativo. Se vai realizar uma palestra, por exemplo, o lugar deve ter um auditório.

Verifique também os extras que o local oferece, como a possibilidade de os colaboradores se hospedarem lá e terem momentos de descanso nos intervalos.

4. Comunique os convidados

Faça o comunicado com antecedência, para que todos possam se programar. Fixe avisos nos murais, envie e-mails e reforce as datas com todos.

5. Priorize a experiência

Quer tornar o seu evento memorável? Priorize a experiência.

Para que a experiência seja inesquecível, faça o seu evento corporativo em um lugar completo, como Jurerê Internacional.

O bairro mais lembrado de Florianópolis tem serviços de hospedagem à altura das necessidades dos seus colaboradores. Também conta com espaços próprios para a realização dos eventos.

No Hotel Jurerê Beach Village, por exemplo, 7 salas acomodam desde pequenas reuniões a grandes encontros de negócios. Ele tem ainda um espaço aberto para a realização dos eventos.

Quando estiverem de folga, os colaboradores podem se divertir em uma experiência pé na areia, pois os quartos ficam a poucos passos do mar. O hotel tem ainda programação de lazer e aventura.

Já o IL Campanario Villaggio Resort conta com espaços moduláveis para diferentes tipos de eventos corporativos. Eles podem ter de 50 a 228 lugares. Todos os espaços estão descritos aqui.

Caso faça o seu evento corporativo no IL Campanario Villaggio Resort, saiba que seus colaboradores estarão a poucos passos do renomado restaurante Positano Diamond Bar D’Vie.

Conhecido por sua excelente gastronomia nacional e internacional, o restaurante tem ainda um menu especial de caldos e cremes italianos, além de fondue, durante a estação mais fria do ano. E de terça à domingo tem música ao vivo.

Organize a viagem de turismo de negócios e eventos e escolha Florianópolis. Faça seu evento e hospede seus colaboradores no IL Campanario Villaggio Resort ou no Hotel Jurerê Beach Village!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.