Pontos turísticos de Florianópolis que sua família precisa conhecer!

Pontos turísticos de Florianópolis que sua família precisa conhecer!

Se você está planejando uma viagem para a capital de Santa Catarina, que tal já ir conhecendo e reunindo informações sobre os principais pontos turísticos de Florianópolis?

A Ilha da Magia, como também é chamada a cidade, é mundialmente conhecida pelas suas lindas praias. Por isso, conhecer todas, ou pelo menos a maioria delas, está no plano de viagem da maioria dos turistas.

Mas a capital catarinense oferece muitos outros atrativos para os viajantes, além dos seus balneários. Floripa possui uma cultura rica, que pode ser conhecida por meio da música, dança, teatro, artesanato, entre outras manifestações. 

Ao visitar a cidade você também poderá fazer uma viagem no tempo e conhecer de perto características da cultura açoriana, trazida pelos colonizadores, e que até hoje se mantêm vivas nos bairros por onde a ocupação começou.

Outro verdadeiro patrimônio de Florianópolis é a sua gastronomia, à base de frutos do mar, com destaque para os mexilhões – já que a cidade é a maior produtora de ostras do Brasil.

São muitos os pontos turísticos de Florianópolis e demais atrativos, que com certeza vão garantir uma viagem incrível e cheia de momentos inesquecíveis!

Pontos turísticos de Florianópolis – Praias para todos os gostos

Não dá para negar: as praias são mesmo os principais pontos turísticos de Florianópolis. Afinal, trata-se de uma ilha, não é mesmo? E boa parte do seu litoral é marcada por belas enseadas, com areia branca e muito espaço para ser desfrutado. 

E o mais interessante: dependendo da região da Ilha onde se localize a praia, ela possui características diferentes. Desta forma, há opções para todos os gostos. 

Jurerê Internacional 

Esta é sem dúvida uma das principais atrações turísticas de Florianópolis. A começar pelo mar, que é de águas calmas, mornas e rasas, e o melhor: apresenta balneabilidade o ano todo, graças ao sistema de tratamento de esgoto próprio.

Por ser um bairro planejado, oferece diversas áreas para os turistas desfrutarem como parques, bosques, jardins, lagos, ciclovias, calçadões, pista para caminhada e muito verde para curtir em família.

Em Jurerê Internacional fica também o Jurerê Open Shopping, que conta com excelente infraestrutura com banheiros equipados com fraldário, restaurantes, lanchonetes, farmácia, mercadinhos, além de lojas de diversos segmentos. O local é também o palco cultural do balneário, com programação o ano todo.

Outras sugestões de praias

Se você gosta de mar com águas calmas e mornas, dê preferência para aquelas que ficam localizadas no norte da Ilha, como: Jurerê Tradicional, Forte, Daniela, Canasvieiras, Pontas das Canas, Lagoinha, Ingleses, Brava e Santinho.

Mas se prefere praias de mar aberto com ondas, seu rumo deve ser o Leste, onde ficam a Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa e Moçambique. Nesta região vale a pena também fazer um passeio na Lagoa da Conceição, um dos principais cartões postais da cidade.

Se você for daqueles que não abre mão de contato com a natureza, as praias do sul são as mais indicadas, como Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores e Solidão. Mas se prepare: a água nestes balneários costuma ser mais frias.

Centro da cidade – Uma visita imperdível

Não deixe de visitar a região Central, que reúne diversos pontos turísticos de Florianópolis. Os mais famosos são a Ponte Hercílio Luz, que é o cartão postal da cidade e a centenária Figueira, que fica na Praça XV.

Ao redor da praça ficam ainda a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza, que foi sede do governo durante muitos anos e ainda hoje guarda muito da história da cidade.

Ali perto está também o Mercado Público, ideal para fazer compras de artesanato e lembranças de Floripa. No local também é possível comprar peixes e frutos do mar frescos, nas dezenas de bancas. Aproveite e relaxe nos bares e restaurantes localizados no vão central.

O centro possui ainda igrejas antigas, museus, praças, parques, casarios históricos, fortificações e a Avenida Beira Mar Norte – ideal para uma caminhada no fim de tarde, com um lindo pôr do sol.

Gastronomia – Não deixe de experimentar a delícias da Ilha

A gastronomia de Florianópolis é tão rica que os restaurantes acabam se transformando em verdadeiros pontos turísticos. Não deixe de experimentar os principais pratos típicos:

Ostras 

A cidade é a maior produtora do molusco no Brasil, por isso, aproveite para degustar esta iguaria, que é servida na maioria dos bares e restaurantes. As formas mais comuns são in natura, ao bafo e gratinada. Mas há uma infinidade de receitas que podem ser experimentadas. Uma boa dica são os estabelecimentos que ficam nos bairros produtores: Ribeirão da Ilha, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

Peixes 

Os restaurantes servem também dezenas de pratos com os mais variados tipos de peixes e preparos. No inverno, o mais servido é a tainha, pois é a época da sua pesca. Com um pouco de sorte, você poderá até presenciar a pesca, feita com enormes redes de arrastão.

Frutos do mar

O camarão é outro queridinho da gastronomia da Ilha. A forma mais famosa e deliciosa de servi-lo é a sequência de camarão, que traz o crustáceo em diversas formas de preparo, com vários acompanhamentos e fechando com filé de peixe com o seu molho.

Onde ficar – As melhores dicas de hospedagem

Para a sua viagem ser perfeita, não basta apenas ter em mãos um roteiro completo com os principais pontos turísticos de Florianópolis. 

É preciso também escolher a hospedagem certa, para garantir toda a segurança sanitária* e conforto para você e sua família. Em Jurerê Internacional ficam os dois hotéis que estão entre os mais procurados e elogiados pelos turistas:

Jurerê Beach Village é o típico hotel “pé na areia”, localizado a poucos passos do mar. Conta com excelente infraestrutura de lazer, com duas piscinas externas (sendo uma aquecida), hidromassagem ao ar livre, jacuzzis, saunas, sala de jogos, espaço fitness, área kids com monitores/recreadores, bares e restaurantes. 

Já o IL Campanario Villaggio Resort se destaca pelo requinte de sua decoração que remete à Costa Amalfitana, com muito bom gosto e espaços para descanso e contemplação. Oferece uma incrível estrutura de lazer: cinco piscinas (sendo uma interna com raia semiolímpica), fitness center, saunas, espaço kids, sala de jogos (adulto e infantil), restaurante, entre outros atrativos. Destaque para a sua gastronomia internacional, com toques da cultura local, assinada pelo chef Rafael Campagnolo.

Os dois hotéis oferecem ainda um diferencial: ambos contam com uma mini cozinha equipada nos quartos, ideal para quem gosta de preparar as próprias refeições ou viaja com crianças pequenas. 

* Confira os protocolos:

IL Campanario Villaggio Resort

Jurerê Beach Village

Jurerê Open Shopping

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.