O que fazer em Santa Catarina no inverno? Descubra!

O que fazer em Santa Catarina no Inverno?

Você sabe o que fazer em Santa Catarina no inverno?

O estado é um dos queridinhos em todas as estações do ano. Por aqui, o inverno tem programação para todos e muitas surpresas.

Neve, serra, gastronomia, cultura, arte e praia fazem parte do roteiro de inverno em Santa Catarina. Duvida?

Veja o que fazer em Santa Catarina no inverno!

Águas Termais em Santo Amaro da Imperatriz

A primeira dica de o que fazer em Santa Catarina no inverno é quente! A cidade de Santo Amaro da Imperatriz, que fica na Grande Florianópolis, possui diversas fontes de água termal.

O que fazer em Santa Catarina no inverno?

Aliás, Santa Catarina possui 14 estâncias turísticas com esse tipo de atrativo. Em Santo Amaro da Imperatriz, as fontes foram descobertas em 1813. Caçadores estavam na então Freguesia de São José.

Em 1845, a região já era o município de Santo Amaro. Foi quando Dom Pedro II e a imperatriz Thereza Cristina visitaram a região. Após a passagem do casal, foi determinada a construção da primeira estância termal do Brasil.

A estância recebeu o nome de Caldas da Imperatriz. A homenagem se estendeu ao nome do município, que passou a ser Santo Amaro da Imperatriz.

As águas termais da região brotam das rochas a uma temperatura média de 39°C. Por lá, você encontra piscinas em parques temáticos.

Dá para aproveitar o friozinho do inverno em Santa Catarina para se esquentar nessas águas que, além de proporcionar relaxamento, trazem muitos benefícios para a saúde.

Elas ajudam a tratar alergias e outras doenças cutâneas, hidratam a pele e devolvem sais minerais fundamentais que perdemos durante a transpiração.

Turismo na Serra em Rancho Queimado

Se você gosta do astral da região serrana, esta dica de o que fazer em Santa Catarina no inverno é excelente.

A cidade de Rancho Queimado tem uma combinação bem interessante: o ambiente serrano e a influência da cultura alemã.

Por lá, o clima é bem romântico e convida para contemplar belezas naturais como morros, cascatas e mirantes. Sim, as paisagens são de tirar o fôlego!

A dica é aproveitar a região e escolher seus diferentes atrativos, que se dividem entre aventura, momentos a dois e gastronomia.

O que fazer em Santa Catarina no inverno?

O principal ponto turístico da região é o Morro Alto da Boa Vista, com 1250 metros de altitude. De lá, você pode admirar a beleza da região. 

Já a Cascata Trisãmya é uma pequena queda d’água envolta de mata nativa. Próxima a principal estrada da cidade, conta com um poço onde é possível nadar nos dias mais quentes.

Rancho Queimado também é destino da Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, personalidade que dá nome ao cartão postal e aeroporto de Florianópolis.

Trata-se de uma construção centenária que hoje abriga o museu da região, que conta ainda como ocorreu a imigração alemã na região. O jardim rende lindas fotos.

Neve em Urubici/São Joaquim

O que fazer em Santa Catarina no inverno?

Não tem como falar sobre o que fazer em Santa Catarina no inverno sem citar neve em Urubici e São Joaquim, né?

Como estamos no inverno, esse é o melhor período para presenciar a neve, fenômeno da natureza que encanta os amantes do frio.

Mas não basta ir até lá. A neve não ocorre em todos os dias da estação.

Como vivemos em um país de clima, em sua maioria, tropical, a chance de os lindos flocos de neve caírem ocorre apenas em locais cuja temperatura do ar e do solo são muito baixas, com altas montanhas e nuvens úmidas e geladas.

Você encontra essas condições em Urubici e São Joaquim, que ficam na Serra Catarinense.

Em Urubici há vários picos com altitude que superam os 1.800 metros. É o caso do Morro da Boa Vista. Já em São Joaquim, o Morro do Cruzeiro, com cerca de 1.550 metros, é o local onde há maior probabilidade de ver o fenômeno.

A dica é acompanhar a previsão do tempo, que indica quais dias serão os mais propícios para a formação de neve, além de nevoeiros, geadas e cachoeiras e rios congelados.

Para não ter que esperar na região, programe seu roteiro de inverno em Santa Catarina e vá acompanhando as notícias da meteorologia.

Visita ao Vale Europeu em Blumenau e Pomerode

Que tal aproveitar um pouco da Europa em pleno Brasil?

O Vale Europeu, na verdade, é uma região que compreende 49 municípios em Santa Catarina. As cidades têm ruas bem arborizadas, centros comerciais e paisagens de tirar o fôlego.

Destacamos duas cidades para sua visita nesse roteiro de o que fazer em Santa Catarina no inverno: Blumenau e Pomerode.

A primeira dica, em Blumenau, é o Zoológico da cidade. Ele possui leões, tigres, hipopótamos, macacos, tucanos e outras quase 1.300 espécies.

Blumenau possui ainda a Rota das Cervejas, pois é a cidade onde ocorre a famosa Oktoberfest. Conheça as fábricas da Container, Eisenbahn, Wunder Bier e outras.

O que fazer em Santa Catarina no inverno?

Já em Pomerode, a mais alemã das cidades, a dica é aproveitar a Rota do Enxaimel. Ela contempla mais de 100 construções nesse estilo arquitetônico europeu. Todas são tombadas pelo Patrimônio Histórico.

E se você gosta de arte e cultura, em Pomerode há a casa do escultor Ervin Curt Teichmann, que abriga um museu com as artes desse alemão que chegou ao Brasil na segunda metade do século XX.

Praia e Alta Gastronomia em Florianópolis

Mais uma super dica de o que fazer em Santa Catarina no inverno: aproveitar a praia e a alta gastronomia em Florianópolis.

Praia? No inverno? Sim!

O que fazer em Santa Catarina no inverno?

Basta recordar da dica que demos sobre a neve na Serra Catarinense. Lembre-se de que o Brasil tem clima tropical, portanto, o inverno não é de dias frios durante toda a estação.

Isso significa que é possível aproveitar a praia, fazer caminhadas, escolher uma trilha e até navegar.

Só para você ter uma ideia, no dia 16 de julho de 2022, a temperatura máxima na capital catarinense foi de 25 graus. Em Urubici e em São Joaquim, a máxima foi apenas 2 graus abaixo: 23°C.

O bom é que você pode aproveitar a hospedagem, a praia e a alta gastronomia no mesmo bairro, caso escolha Jurerê Internacional.

No artigo Turismo gastronômico: 6 opções para aproveitar em Florianópolis, listamos excelentes restaurantes que você precisa conhecer!

E se quiser um roteiro completo da cidade, dá uma olhada em outro artigo: 7 dicas do que fazer no inverno em Florianópolis.

A hospedagem, em Jurerê Internacional, deve ser em um hotel à altura das suas expectativas e do conforto que você merece.

Para uma experiência pé na areia, com a praia a poucos passos do seu quarto, o Hotel Jurerê Beach Village é a opção ideal.

Sua estrutura é completa, com foco em conforto e lazer.

Aproveite as jacuzzis, a piscina aquecida, a mesa de bilhar e o serviço de lavanderia.

Para as crianças há uma equipe de recreação com programação especial de inverno. E para você shows como o samba Jurerê com Ferrugem, Tiee e Pixote. Basta adquirir aqui o pacote especial do show. Ele ocorrerá em 19 de agosto de 2022.

Já o IL Campanario Villaggio Resort tem espaço kids, estacionamento, Wi-Fi, mesa de bilhar, parquinho, piscina aquecida interna e externa, serviço de lavanderia, sala de jogos e o renomado restaurante Positano Diamond Bar D’Vie.

Venha curtir o inverno com um menu especial de caldos e cremes italianos às terças-feiras. Também há o menu especial de fondue, que será servido às quintas-feiras.

Gosta de música ao vivo? De terça a domingo o Positano Diamond Bar D’Vie tem uma programação especial.

E até o dia 02 de agosto de 2022, o IL Campanario Villaggio Resort receberá a exposição de arte do expositor Luciano Martins. Com traços lúdicos, cores vibrantes e temas otimistas, o artista desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração.

Prepare-se para aproveitar o inverno em Florianópolis com toda a família! Conheça agora mesmo a estrutura do IL Campanario Villaggio Resort e do Hotel Jurerê Beach Village!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.