O que fazer em Florianópolis com chuva? Saiba como aproveitar a cidade!

o que fazer em florianópolis em dia de chuva

Todo mundo que planeja uma viagem espera contar com tempo bom para poder aproveitar ao máximo, mas se isso não acontecer, o que fazer em Florianópolis com chuva?

Apesar de ser um destino conhecido principalmente pelas praias, a capital de Santa Catarina possui também opções de passeios bem interessantes nos dias sem sol.

Aproveite, por exemplo, para conhecer pontos turísticos localizados em locais fechados, como museus, igrejas e fortificações, e assim saber um pouco mais sobre a história da cidade.

Dá também para visitar bairros históricos e ver de perto os casarios antigos e aproveitar para comprar artesanato e lembrancinhas da cidade.

E que tal dar um mergulho na gastronomia de Florianópolis, escolhendo os restaurantes mais típicos e saborear sem pressa os melhores pratos e bebidas?

Enfim, o que não vai faltar é o que fazer em Florianópolis com chuva e até mesmo no inverno. Mas antes de se deslocar até os locais (aqueles que têm visitação controlada) o ideal é que você se informe sobre as regras devido à pandemia. Confira então algumas dicas que separamos para você:

Educação ambiental – Uma ótima opção para fazer em Florianópolis com chuva

Que tal aproveitar que o dia não está para praia para toda a família se dedicar à educação ambiental? Em Florianópolis há alguns projetos bem interessantes que podem ser visitados.

Projeto Tamar 

Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instalou em 2005 a sua base na praia da Barra da Lagoa, distante 25 quilômetros do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha. 

O espaço possui exposição permanente, sala de vídeo, espaço infantil, do saber e cultural. Recebe cerca de 200 mil visitantes e 20 mil alunos por ano. O que mais encanta o público – principalmente as crianças – são os tanques com tartarugas de vários tamanhos e tipos.

Um pouco de história

Fortificações

Das opções para se fazer em Florianópolis com chuva, visitar as fortificações preservadas está entre as mais interessantes. Há várias espalhadas pela cidade, algumas com acesso por carro e outras somente por barco.

Uma das mais bonitas (e fáceis de chegar) é a Fortaleza São José da Ponta Grossa, localizada no norte da Ilha, bem ao lado de Jurerê Internacional. A construção datada de 1.744 preserva a arquitetura da época da colonização.

Casarios antigos

Vale a pena conhecer também os bairros mais antigos da cidade, que preservam várias casas com o estilo trazido pelos colonizadores açorianos. Os principais são: Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha. Por serem pontos turísticos, estas localidades também contam com lojinhas de artesanato típico e lembrancinhas da cidade.

Museus e igrejas

A capital de SC também possui vários museus, com coleções dos mais variados estilos. Dê preferência às visitas guiadas, para assim poder aproveitar ao máximo as informações e histórias. Um dos mais importantes é o Palácio Cruz e Sousa, cujo acervo é composto por móveis e objetos de época.

As igrejas são outros patrimônios da cidade, que por ter sido colonizada por um povo muito religioso, possui um grande número delas. Não deixe de visitar a principal, a Catedral Metropolitana, localizada no centro.

Delicie-se com a gastronomia típica da Ilha

Que tal incluir a gastronomia na lista do que fazer em Florianópolis com chuva? Pode ter certeza que não vão faltar opções para agradar a todos os paladares. 

É possível, inclusive, escolher restaurantes na beira do mar, e curtir um visual incrível, como o pôr do sol nos bairros Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Peixes e frutos do mar 

Por ser uma ilha, é claro que os peixes e frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis. Por toda a cidade há bares e restaurantes que servem pratos deliciosos. Experimente, por exemplo, a famosa sequência de camarão e também a tainha, peixe típico do inverno.

Moluscos

Florianópolis é o maior produtor de ostras e mexilhões do Brasil, e por isso, é possível encontrar os moluscos sempre fresquinhos (acabados de sair do mar) e com preços acessíveis. 

Eles são servidos em vários restaurantes da cidade, mas se preferir, você mesmo pode preparar. Basta comprar diretamente dos produtores nos bairros (Ribeirão da Ilha, por exemplo), no Mercado Público (que fica no Centro) ou nas várias peixarias existentes na cidade.

Escolha um hotel com opções de lazer e recreação

Para evitar que a chuva seja uma estraga prazeres na sua viagem, é importante se hospedar num hotel que tenha várias opções de lazer e programação recreativa para todas as idades, principalmente para as crianças. É o que oferecem, por exemplo, os dois empreendimentos localizados em Jurerê Internacional. Confira:

IL Campanario Villaggio Resort 

Hotel de alto padrão, com arquitetura inspirada na Costa Amalfitana. Oferece diversas opções de lazer como: cinco piscinas (três adultas e duas infantis), sendo uma externa aquecida e uma térmica semiolímpica coberta; saunas seca e a vapor, fitness center, SPA, sala de jogos infantis (pebolim, ping-pong e eletrônicos); sala de jogos adultos (sinuca e sala de carteado), sala de estar com lareira, entre outros. 

Possui o Kids Club e Teen Club, espaços especialmente desenvolvidos, decorados, equipados e com vasta programação o ano todo. Conta com equipe especializada em recreação, com atividades permanentes das 10h às 22h (alta temporada e feriados).

Jurerê Beach Village 

É o hotel “pé na areia” de Jurerê Internacional, com decoração mais despojada e clima de descontração e diversão para curtir em família. Possui sala de jogos infantis (pebolim, ping-pong e eletrônicos) e adultos (sinuca), sala de carteado, sala de estar, duas piscinas (uma aquecida e com hidromassagem); saunas quente e úmida e jacuzzis ao ar livre. Para a criançada, a equipe de recreação está sempre desenvolvendo novas atividades, diariamente das 10h às 22h (temporada e feriados).

Viu só? O tempo ruim não pode então ser desculpa para não curtir Florianópolis. Aqui em Jurerê Internacional estamos preparados o ano todo para receber você e sua família, faça chuva ou faça sol. Venha, estamos lhe esperando!

* Confira os protocolos de segurança adotados:

IL Campanario Villaggio Resort

Jurerê Beach Village 

Jurerê Open Shopping

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.