5 dicas de lugares para viajar no inverno com a família

Se você gosta de passear com sua família e aproveitar as férias, feriados e folgas, com certeza já pesquisou sobre lugares para viajar no inverno.

Essa é a estação mais fria do ano, o que não significa, necessariamente, enfrentar todas as condições climáticas extremas que são comuns ao inverno. Nem sempre tem neve, chuva congelada e geada.

É possível aproveitar diversos destinos durante o inverno e viver experiências inesquecíveis em família, com tempo firme e clima ameno.

Quer saber como?

Nós listamos 5 dicas de lugares para viajar no inverno com a família. Acompanhe cada uma delas, além de saber quais são as características dessa estação pelo mundo!

Temporada de inverno pelo mundo

O inverno é uma das quatro estações do ano e acontece após o outono, antecedendo a primavera. A sua ocorrência está atrelada ao movimento de translação e à inclinação da Terra.

Essas mudanças fazem com que seja diferente a forma como os raios solares iluminam a superfície terrestre. No caso do inverno, há menor incidência de raios solares e, consequentemente, a queda das temperaturas.

Outra característica marcante do inverno é a duração do dia. O sol costuma nascer mais tarde e se pôr mais cedo, ou seja, os dias ficam um pouco mais curtos.

O fato é que o inverno não ocorre de maneira simultânea em ambos os hemisférios do planeta. Além disso, essa estação apresenta elementos próprios que nem sempre se repetem em todas as partes da Terra.

Vamos ver juntos como o inverno ocorre pelo mundo?

Inverno no Hemisfério Norte

No Hemisfério Norte, ou seja, região que está acima da linha do Equador, o inverno ocorre entre os dias 22 de dezembro e 20 de março. Esse é o período do verão aqui no Hemisfério Sul.

Nos países do Hemisfério Norte, o inverno é chamado de boreal, pois suas características são bem definidas por causa dos tipos climáticos presentes na maioria dos países dessa região.

Em comum, esses países têm clima temperado. Suas zonas geográficas possuem estações do ano bem definidas, do jeito que aprendemos nos livros.

A forte atuação das massas de ar polares marca o inverno no Hemisfério Norte. Isso contribui para a queda acentuada das temperaturas. Há ainda o aumento da umidade e das chuvas.

Nos territórios mais setentrionais do globo, como partes do Canadá, norte da Europa e Rússia, o inverno costuma ser muito rigoroso. Por lá, predominam temperaturas negativas e alta precipitação de neve.

Inverno no Hemisfério Sul

Na outra porção do planeta, onde fica a maior parte do território brasileiro, o inverno começa no dia 21 de junho e vai até 23 de setembro. Por aqui, o inverno é austral.

O inverno no Hemisfério Sul tem como principais características a diminuição das temperaturas e da umidade, ou seja, chove menos. No entanto, a queda das temperaturas não é tão intensa quanto no Hemisfério Norte.

Isso ocorre por causa da localização das zonas habitadas. A maior parte das terras onde as pessoas vivem está em zonas de clima tropical, cuja característica é ter duas estações bem definidas:

  • Uma é quente e úmida;
  • Outra é mais amena e seca.

No Hemisfério Sul, o inverno tende a ser um período de clima mais ameno e seco. Entretanto, em países como Argentina e Chile, o inverno é mais rigoroso por causa da influência das zonas temperadas e polares. É comum nevar por lá.

Inverno no Brasil

Nosso país tem dimensões continentais, então o inverno tem características próprias em cada região. Como a maior parte do Brasil está em uma zona de clima 

A porção sulista do nosso país é a região onde o inverno se faz presente. Ela tem clima subtropical, portanto, há forte queda das temperaturas. Em algumas regiões, principalmente as serranas, há temperaturas negativas e neve.

Esses fenômenos ocorrem por causa da influência das massas de ar polares que vêm da Argentina e Chile.

Vantagens de viajar no inverno

Há muitas vantagens de viajar no inverno, principalmente em nosso país, marcado pelo clima mais quente.

Por aqui, muitas regiões têm o verão como a temporada mais marcante, ou seja, a demanda é tão alta quanto os valores cobrados — o que nem sempre significa qualidade.

Quando você decide conhecer um destino nacional durante o seu inverno, pode encontrar preços mais justos em hotéis e restaurantes, além de menos gente competindo por espaço.

Claro que essa não é a realidade de cidades serranas, como Gramado/RS, Urupema/SC e Campos do Jordão/SP. A alta temporada delas é justamente o inverno.

Se você gosta de atividades ao ar livre e gosta de esportes, pode escolher um destino para aproveitar um clima mais ameno. Florianópolis, por exemplo, tem mais de 30 trilhas somente na parte da ilha.

Com o tempo firme, ou seja, sem a incidência de chuvas, e com a temperatura mais baixa que o normal, fica mais confortável caminhar pelas trilhas ou explorar uma das 42 praias.

Se chover, a cidade não te limita, pois conta com ambientes fechados, como museus e centros de compras, além da estrutura do hotel onde você vai ficar — assunto sobre o qual falaremos mais para frente.

Sobre o planejamento, os lugares para viajar no inverno com a família devem ser estudados com bastante atenção. Como dissemos, é importante que ele não limite a diversão de todos.

Gastronomia

É interessante se programar para experimentar algumas delícias que combinam com o clima mais frio do ano. Uma delas é o fondue, que pode ser encontrado em forma de rodízio, sendo a entrada com carnes e a finalização com doces e frutas. As crianças vão adorar!

As sopas também combinam bastante com os lugares para viajar no inverno com a família. Uma das formas mais gostosas de tomá-las é dentro do pão italiano. A tampa do pão é retirada, com uma parte do miolo, e a sopa servida dentro dele. À medida que você vai tomando, é possível tirar lascas do pão e comer junto.

Aproveite ainda para beber seu vinho favorito ou fazer uma degustação, conhecendo novos rótulos. Também é uma boa ideia participar de uma harmonização, ou seja, combinar diferentes vinhos com pães, queijos e outras delícias que, juntas, formam uma explosão de sabores na boca.

Lugares para Viajar no Inverno

E lembre-se: ao se planejar com antecedência, será possível conseguir melhores tarifas e pacotes promocionais.

Dicas de lugares para viajar no inverno com a família

Para não falarmos especificamente de destinos, elaboramos uma lista com 5 dicas de lugares para viajar no inverno com a família. Dentro deles há destinos que podem ser visitados. Acompanhe:

Exterior

É muito comum associar as viagens no inverno com o exterior. Isso ocorre por causa das condições climáticas mais características desta estação do ano, que acontecem com mais intensidade justamente nos outros países.

Aqui na América do Sul, fora do Brasil, os destinos mais conhecidos são Bariloche e Farellones (Argentina), Patagônia (Argentina e Chile), Deserto do Atacama (Chile), Santiago (Chile), Cusco (Peru) e Salar de Uyuni (Bolívia).

Na América do Norte, Estados Unidos e Canadá têm destinos como Vail, Aspen, Park City, Ouray, Lake Tahoe e Whistler.

A Europa pode ser dividida em duas partes, quando o assunto são os lugares para viajar no inverno. Você pode curtir o frio menos intenso em países como Portugal, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Outra opção é ir mais para o Norte e aproveitar a Islândia, Suécia, Finlândia e Rússia.

Regiões serranas do Brasil

Continuando nossa lista de lugares para viajar no inverno com a família, as regiões serranas do Brasil têm cidades charmosas e a possibilidade de ver neve. É o caso do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Pequenas cidades do interior

Outra forma de aproveitar a estação e viajar no inverno é escolhendo pequenas cidades do interior das regiões Sul e Sudeste.

As históricas, como Tiradentes e Ouro Preto, misturam o clima agradável do inverno com muitas construções que edificaram nosso país.

Praia

Praia no inverno? Sim!

Como você viu anteriormente, o inverno no Brasil não é marcado por condições climáticas severas durante muito tempo.

Isso significa que, mesmo no inverno, é possível aproveitar belos dias na praia, curtir a água salgada do mar e a beleza estonteante da natureza, além de ter a sensação única de colocar o pé na areia.

O objetivo é com você: ler um livro, pegar um bronze, surfar, fazer stand up paddle ou caminhar na areia. Praia é sempre um destino perfeito!

Quando você escolhe como destino de inverno uma praia, tem acesso a vantagens bem interessantes. A primeira delas é que as praias ficam mais vazias e, consequentemente, paradisíacas.

As praias, no inverno, ficam uma delícia. Você pode aproveitar para caminhar tranquilo, relaxar e curtir o espaço como se fosse só seu.

Como o clima é mais ameno, as chuvas se tornam raras. Isso aumenta a segurança, pois há menor incidência de raios.

Por mais que o sol esteja um pouco mais tímido do que de costume, é possível curtir a água utilizando uma roupa de neoprene. Esse tipo de vestimenta mantém o corpo aquecido — excelente para os friorentos de plantão.

Outra vantagem da praia no inverno é que os preços são menores e tudo fica mais acessível, pois não há aquele trânsito caótico do verão.

Capitais

Nossa lista de lugares para viajar no inverno com a família também contempla as capitais, que geralmente são cidades com bastante infraestrutura para o viajante e sua família.

Cidades assim oferecem muitas opções de passeios e belos cartões postais. Museus, centros comerciais, parques, restaurantes e outros atrativos podem ser aproveitados por todos.

Florianópolis é um dos ótimos lugares para viajar no inverno

Ao olhar nossa lista de tipos de lugares para viajar no inverno com a família, você com certeza se perguntou se há algum destino que tenha duas ou mais características. Aqui está uma ótima notícia: Florianópolis, em Santa Catarina.

Floripa, para os íntimos, tem três características citadas acima. A primeira é ser uma capital; a segunda é ter praia; e a terceira é oferecer ao viajante e sua família a tranquilidade de uma pequena cidade, mesmo sendo grande.

Diferentemente de outras capitais, os bairros de Florianópolis não ficam agrupados em torno de um mesmo centro. Eles se dividem entre trechos da ilha, ou seja, formam núcleos menores.

Ao escolher um desses núcleos, como Jurerê Internacional, você terá à disposição toda a infraestrutura de uma grande cidade, mas sem estar no centro de um local populoso.

Em Florianópolis, o inverno é considerado baixa temporada. Durante o verão, que marca a alta temporada, a capital catarinense vê sua população quase dobrar. Um trajeto de 20 minutos pode levar mais de uma hora.

O inverno em Florianópolis te proporciona bem-estar, pois você pode conhecer os pontos turísticos da capital sem enfrentar congestionamentos como os do verão.

Outra vantagem é que, nesse período, o clima é mais seco e chove menos. Será possível visitar diferentes locais ou curtir um momento pé na areia sem se preocupar com chuvas, que são frequentes na estação mais quente do ano.

A importância de escolher um bom hotel para sua família aproveitar o inverno

Agora que você já conhece os tipos de lugares para viajar no inverno com sua família e as vantagens de cada um, é importante destacar um momento que merece atenção: a escolha do hotel.

Lugares para Viajar no Inverno

É fundamental que o hotel tenha a estrutura necessária para o conforto de todos, como quartos bem equipados. Além disso, sempre tem aquele dia de preguiça que não dá vontade de sair, mas que é aproveitado nas dependências do lugar.

Isso é possível se o hotel oferecer o suficiente para diferentes experiências, como sala de jogos, piscina aquecida, espaço kids, lavanderia, bar e restaurante.

Em uma capital com praia, outra dica é escolher um hotel pé na areia ou muito próximo do mar. Dessa forma, você não precisa do carro para se deslocar e fica a poucos passos do seu quarto.

Quando é pé na areia, o hotel deve oferecer um serviço de praia de excelência, proporcionando todo o conforto necessário para que você e sua família aproveitem momentos inesquecíveis juntos.

Em Florianópolis, você pode viver essas e outras experiências no IL Campanario Villaggio Resort e no Hotel Jurerê Beach Village. Ambos ficam em Jurerê Internacional.

Escolha um dos dois e tenha à disposição uma extensa programação de shows, exposições e momentos gastronômicos. Você pode consultar, sempre que quiser, a programação desses hotéis:

É muito gostoso viajar no inverno! Tome boas decisões e curta ao máximo o que essa estação tem a oferecer. 

Conheça agora mesmo as atrações do IL Campanario Villaggio Resort e do Hotel Jurerê Beach Village! Aproveite o que há de melhor em uma capital com praia, mesmo no inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.