7 dicas do que fazer no inverno em Florianópolis

inverno em Florianópolis

O inverno em Florianópolis é um período especial. A cidade ganha um charme único e não fica com a mesma agitação do verão.

Aliás, muitas pessoas associam a capital catarinense à estação mais quente do ano, devido a suas praias. Só que Floripa tem muito mais a oferecer! 

Para te mostrar as opções, nós preparamos este guia com 7 dicas do que fazer no inverno em Florianópolis. Fique por dentro desse roteiro mais que especial.

Por que visitar Florianópolis no inverno?

Como dissemos no começo deste artigo, o inverno em Florianópolis deixa a cidade com um charme único.

Diferentemente do verão, a Floripa do inverno entra no seu ritmo normal e permite explorar melhor cada cantinho da ilha. 

Outra vantagem é o inverno ser a estação mais seca do ano nessa região, portanto, você não precisa se preocupar com chuvas torrenciais.

Por mais que o inverno não seja tão favorável para aproveitar o banho de mar, ele permite pegar um sol na areia com bastante tranquilidade.

Aliás, com a cidade menos cheia de turistas é possível ocupar um espaço privilegiado na areia, sem ficar necessariamente colado em outras pessoas.

Os restaurantes mais badalados e até os centros comerciais ficam mais vazios. 

Tudo isso pode ser aproveitado em conjunto com hospedagens e serviços mais baratos, pois se trata da baixa temporada.

Alta e baixa temporada: quando acontecem na cidade?

Floripa é um dos destinos mais queridos e incríveis do Brasil. A cidade pode e deve ser visitada o ano inteiro.

Mas é importante saber qual o período de alta e o de baixa temporada, pois isso mexe nos preços e até nos tipos de passeios que você pode fazer na região.

Como é uma cidade praiana, pois conta com 42 praias, Floripa costuma ser bastante procurada como destino nos meses do verão: de dezembro a março.

A cidade fica cheia de turistas, inclusive internacionais. A consequência é o aumento dos congestionamentos, estabelecimentos cheios e poucas vagas livres nas hospedagens — principalmente nas que ficam próximas ao mar.

Essa é a alta temporada em Florianópolis.

Já a baixa temporada ocorre entre os meses de junho e setembro, precisamente durante o inverno.

Como havíamos dito, a cidade fica mais vazia e isso favorece pontos como a queda dos preços e a realização de programas mais culturais — você vai ver logo mais que não são somente eles.   

Inverno em Florianópolis: qual o clima e a temperatura?

Como fica localizada mais ao Sul do Brasil, Florianópolis é uma cidade com temperatura bem definida. As estações, portanto, têm clima e temperatura marcantes.

O dia 21 de julho marca a virada de estação, do outono para o inverno. E você sabia que Florianópolis é a terceira capital mais fria do país? Ela fica atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre, respectivamente primeiro e segundo lugar.

A temperatura média do inverno em Florianópolis é de 13 a 21ºC.

O clima friozinho te convida para esticar o sono, pois o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo. Então dá para dormir um pouco mais e até ver o sol nascer!

Vale destacar que o sol já não esquenta tanto no inverno em Florianópolis, mas proporciona a cada entardecer um poente de tirar o fôlego.

Aproveite para tirar muitas fotos ao ar livre!

Quais as dicas do que fazer no inverno em Florianópolis?

Agora que você sabe como é o inverno em Florianópolis, prepare-se para anotar as dicas de passeio na cidade!

1. Ponte Hercílio Luz

 inverno em Florianópolis

Cartão-postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi reformada e liberada recentemente para caminhadas. Ela liga a ilha ao continente. O local é cenário para fotos incríveis, principalmente à noite, quando a iluminação especial é ligada.

2. Centro Integrado de Cultura (CIC)

inverno em Florianópolis

O Centro Integrado de Cultura (CIC) é uma importante casa de espetáculos que abriga salões de exposição, bibliotecas, cinema, teatro e dois museus: o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som.

3. Museus

A capital catarinense abriga uma ampla diversidade de museus. Aqui estão os principais:

  • Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa;
  • Museu de Arte de Santa Catarina;
  • Museu de Florianópolis;
  • Museu Victor Meirelles;
  • Museu do Homem do Sambaqui;
  • Museu O Mundo Ovo de Eli Heil;
  • Museu Etnográfico Casa dos Açores;
  • Museu do Lixo;
  • Ecomuseu do Ribeirão;
  • Museu do Presépio Bosque Pedro Medeiros Estreito;
  • Museu do Naufrágio;
  • Museu do Judiciário Catarinense;
  • Museu Arqueológico Ao Ar Livre;
  • Museu das Oficinas Líticas.

4. Ilha do Anhatomirim e Baía dos Golfinhos

 inverno em Florianópolis

O passeio de escuna para a Ilha do Anhatomirim e Baía dos Golfinhos ocorre a bordo de um barco pirata. Nele, você pode observar golfinhos e apreciar uma vista panorâmica da cidade e de algumas atrações, como a Fortaleza de Santa Cruz.

5. Baleia

O inverno em Florianópolis também proporciona um espetáculo único: avistar um dos mais belos animais do mundo. Estamos falando da baleia-franca.

inverno em Florianópolis

Basta contratar um passeio especializado, que conta com guia para procurar os animais em seus berçários naturais e indicar os pontos para avistamento das baleias e de seus filhotes.

6. Gastronomia

Florianópolis possui uma extensa lista de restaurantes que servem o melhor da gastronomia local, nacional e internacional. Se você gosta de frutos-do-mar, estará no destino certo!

7. Orla da Lagoa da Conceição

Situada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição pode ser apreciada de um jeito especial no inverno em Florianópolis. Aproveite para caminhar, fotografar, praticar esportes náuticos ou curtir um dos bares da região.

Dica extra: aproveite a hospedagem durante o inverno em Florianópolis

Para se hospedar com o máximo de conforto, pertinho da praia, escolha Jurerê Internacional. É o melhor bairro de Florianópolis, onde também se encontram o IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village.

Se você deseja ter uma experiência pé na areia, com a praia a poucos passos do seu quarto, o Hotel Jurerê Beach Village é a opção ideal.

Ele conta com estrutura completa para o seu conforto e lazer, como jacuzzis, piscina aquecida, mesa de bilhar, serviço de lavanderia, sala de TV, restaurante e até babá a pedido, caso precise de uma ajudinha com as crianças.

Ah! Para as crianças ainda há equipe de recreação com programação especial de inverno. Os personagens mais legais da estação estão participando de atividades voltadas para o público infantil!

Se você gosta de samba, no dia 19 de agosto de 2022 haverá o show Samba Jurerê com Ferrugem, Tiee e Pixote. Basta adquirir aqui o pacote especial do show.

Já o IL Campanario Villaggio Resort conta com espaço kids, estacionamento, Wi-Fi, mesa de bilhar, parquinho, piscina aquecida interna e externa, serviço de lavanderia, sala de jogos e o renomado restaurante Positano Diamond Bar D’Vie.

No inverno, o Positano Diamond Bar D’Vie conta com um menu especial de caldos e cremes italianos às terças-feiras. A partir do dia 14/07/2022 haverá o menu especial de fondue, que será servido às quartas-feiras.

Ah! E se você gosta de música ao vivo, de terça a domingo o Positano Diamond Bar D’Vie tem uma programação especial.

inverno em Florianópolis

O IL Campanario Villaggio Resort receberá, até o dia 02 de agosto de 2022, a exposição de arte do expositor Luciano Martins.

A exposição O Mundo Lúdico de Luciano Martins será no hall e nas demais áreas comuns das quatro torres do local. Com traços lúdicos, cores vibrantes e temas otimistas, Luciano Martins desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração.

 Em duas décadas de pintura, soma mais de 100 mostras em seu currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, EUA e Argentina.

Prepare-se para aproveitar o inverno em Florianópolis com toda a família! Conheça agora mesmo a estrutura do IL Campanario Villaggio Resort e do Hotel Jurerê Beach Village!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.