Cultura em Florianópolis: 5 lugares que você não pode deixar de ir! 

Além de belezas naturais e de cenários paradisíacos, a cultura em Florianópolis também se destaca na Ilha da Magia.

Conheça 5 opções de cultura em Florianópolis que você não pode deixar de fora do seu roteiro!

1. Jurerê Open Shopping

Cultura em um centro de compras? Sim!

O Jurerê Open Shopping fica no coração de Jurerê_in e é o principal palco cultural do bairro, além de reunir o que há de melhor em gastronomia, comércio, lazer e serviços. Tudo isso a céu aberto.

Em setembro, por exemplo, o Jurerê Open Shopping foi um dos três palcos do Floripa Jazz Festival, aberto à toda população.

O Floripa Jazz Festival, no Jurerê Open Shopping, contou com nomes como Grillo e os Mosquitos, Smoking Beats, Mandale Mecha, Júlia Peixoto, Versa, Skrotes, Esdras Nogueira e outros.

Já no mês de outubro, que celebra o Dia das Crianças, a programação cultural foi toda para elas. Entre os dias 1 e 16 houveram diversas apresentações e atividades para os pequenos aproveitarem.

Uma delas foi o Festival Primavera em Dança, na Plataforma Lounge. Na Plataforma 2 foi organizada a Feirinha de Artesanato.

Teve ainda apresentação do espetáculo Rainha de Copas e o Chapeleiro Maluco e de Mickey e Minnie. O som ficou com Augusto Bon Vivant.

E no último final de semana de outubro tem o tradicional Halloween, considerado o melhor de Santa Catarina.

Já no começo de novembro, entre os dias 4 e 6, tem o festival Confrailha Blues, que é aberto ao público e gratuito. 

Quer acompanhar a vibrante programação cultural do Jurerê Open Shopping? É só seguir o perfil oficial no Instagram e ficar de olho no destaque Atrações, que é atualizado semanalmente.

2. Vilas Açorianas

Outra opção de cultura em Florianópolis é visitar as Vilas Açorianas. Na verdade, são bairros que, no passado, receberam imigrantes vindos dos Açores.

Uma delas é o bairro Santo Antônio de Lisboa, que fica entre o centro de Floripa e Jurerê. O bairro mantém as características simples e modestas da época da colonização.

A maioria das edificações, que estão próximas ao núcleo histórico, preservam as características da arquitetura colonial.

3. Casa da Alfândega e Mercado Público de Florianópolis

O Centro de Florianópolis possui diversas opções culturais, mas nós vamos destacar duas, que estão uma ao lado da outra.

A primeira é a Casa da Alfândega, edifício histórico tombado em 1975. Na atualidade, abriga o projeto Centro da Cultura Popular e a Galeria do Artesanato, com o objetivo de preservar e valorizar a cultura catarinense.

O espaço apresenta o trabalho de cerca de 120 artesãos oriundos de diferentes regiões de todo o Estado de Santa Catarina.

A Casa da Alfândega esbanja cultura e permite ao visitante a possibilidade de adquirir peças de arte diretamente com seus criadores.

Nela, você encontra peças de barro, tapetes, pinturas, bordados e esculturas.

Na frente da Casa da Alfândega há um dos símbolos da capital catarinense, o Mercado Público de Florianópolis.

Patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha de Santa Catarina, o mercado começou antes da construção de qualquer estrutura física.

O local onde ele se encontra era ocupado por donos de barraquinhas que comercializam diversos produtos na praia em frente à atual Praça XV de Novembro. Ali era a entrada da cidade.

Mascates, oleiros, pescadores e colonos praticavam o comércio e abasteciam os navios que seguiam para o Rio da Prata e o Oceano Pacífico.

O prédio, em si, veio com uma notícia. O imperador Dom Pedro II chegaria em 1845. As barraquinhas foram retiradas e, em 1848, aprovada a lei para a construção do mercado.

O Mercado Público de Florianópolis tem, hoje, sua estrutura inteiramente voltada ao turismo e ao comércio. Diferentes restaurantes e comerciantes se reúnem para oferecer aos moradores e visitantes produtos e serviços diversos.

Nele, você encontra opções para se alimentar, artesanatos, calçados, confecções, empórios, hortifrutis, peixarias e açougues. 

4. Jurerê

No Norte da Ilha, o charmoso bairro de Jurerê concentra diversas opções de cultura em Florianópolis.

Basta uma caminhada para, além do Jurerê Open Shopping, se deparar com galerias de arte que expõem e comercializam decorações, pinturas, quadros e fotografias de altíssimo nível.

Tudo isso a poucos metros da praia e de restaurantes e cafeterias que podem ser frequentadas entre uma galeria e outra. Que tal?

5. IL Campanario Villaggio Resort

cultura em florianópolis

O IL Campanario Villaggio Resort é um hotel que, desde sua fachada, tem um toque cultural. Sua arquitetura é inspirada na romântica Costa Amalfitana, na Itália.

Quem se hospeda no IL Campanario Villaggio Resort se sente em outro país, pois cada detalhe te faz lembrar da Itália. Mas não para por aí.

O IL Campanario Villaggio Resort foi projetado para ser um vilarejo de conforto e bem estar em meio às águas cristalinas de Jurerê Internacional.

As torres e tons pastel que colorem o resort passeiam com o imaginário pelas rivieras italianas e sua tradicional arquitetura à beira do mar.

O paisagismo do IL Campanario oferece uma experiência sensorial única com os aromas oriundos das flores e vegetação e o canto dos pássaros junto ao barulho do mar. As texturas presentes na arquitetura provocam os sentidos oferecendo um visual singular. 

Além de tudo isso, o IL Campanario Villaggio Resort tem uma agenda constante de exposições de arte. Entre os dias 04/10 até 01/11, nas áreas comuns do hotel, Andréa Vieira apresenta Telas que Conectam. Outros artistas como Luciano Martins e Gabriela já passaram pelo mesmo espaço.

As obras conectam gerações, histórias, corpos e almas.

Já no Positano Diamond Bar D’vie, a agenda semanal conta com apresentações musicais especiais às quintas, sextas, sábados e domingos.

Às quintas, entre 27/10 e 10/11, tem a programação do Varandas Amalfitanas, o seu novo momento no anoitecer de quinta no IL Campanario Villaggio Resort.

A gastronomia de experiência amalfitana inclui stuzzichini di salmone, risotto pomodorini com aspargo frescos e penette alla matriciana.

Essas são algumas das criações do Chef Leandro Angeli para o evento, que conta ainda com carta de bebidas com destaque para o exclusivo Drink Amalfi, que ganha o nome em homenagem ao sunset.

A experiência da gastronomia amalfitana recebe ainda a companhia de atrações musicais conceituadas. Tudo isso em uma varanda com localização privilegiada, que garante uma vista de tirar o fôlego.

Faça parte desta experiência inesquecível e garanta já sua reserva. Ingressos limitados.

Você pode conferir a programação no site oficial do restaurante.

Que tal se hospedar em um hotel tão completo quanto o IL Campanario Villaggio Resort e vivenciar essa experiência de cultura em Florianópolis?

Acesse os sites oficiais do Hotel Jurerê Beach Village e do IL Campanario Villaggio Resort e faça já sua reserva! Hospede-se no coração de Jurerê Internacional e aproveite para fazer um roteiro especial de cultura em Florianópolis.

One thought on "Cultura em Florianópolis: 5 lugares que você não pode deixar de ir! "

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *