Saiba como inovar nas férias escolares dos seus filhos

As férias escolares são, definitivamente, o momento mais aguardado pelas crianças. Elas podem brincar, jogar videogame, dormir um pouco mais, passear e viajar.

Esse período dá uma pausa em uma rotina rígida, repleta de atividades que muitas vezes deixam as crianças cansadas e estressadas. Por isso, as férias são comemoradas pelos pequenos.

Muitos pais se organizam para viajar com a garotada durante o recesso escolar. Experiências assim são muito importantes, pois proporcionam enriquecimento cultural para todos.

A questão é que a maioria desses pais se programa para viagens em janeiro, aproveitando o décimo terceiro salário e as temperaturas mais quentes.

Só que as férias escolares de inverno, em julho, também são uma excelente opção para aproveitar o tempo com a garotada. A temperatura está firme, chove pouco e o clima é mais agradável.

Para que você aproveite ao máximo as férias escolares dos seus filhos, nós listamos as principais dicas que mostram como inovar nesse período. Acompanhe!

Importância das férias escolares para os seus filhos

O cérebro das crianças funciona como uma verdadeira esponjinha. Eles permanecem ativos e atentos a tudo, captando toda informação para aprendizado no subconsciente.

Você sabe qual a melhor forma de fixar conhecimento? Descansando.

Durante o desenvolvimento das crianças, elas recebem dois tipos de informações. O primeiro é a fluída, captada ao seu redor, durante o dia.

O segundo tipo de informação é a cristalizada, precisamente a aprendida em sala de aula, por dever. Sendo assim, o cérebro permanece sempre em funcionamento, processando os dados coletados.

Quando estão em período escolar, esse processo acontece o tempo inteiro. Como são crianças, elas precisam de um momento de descanso e relaxamento. Isso, no entanto, não significa dar total liberdade.

Estamos falando da importância de proporcionar um momento de descanso às crianças, que pode ser associado às atividades que as deixam gratificantes e felizes.

Nesse sentido, as férias escolares funcionam para garantir a saúde física e mental dos pequenos. Trata-se de uma pausa importante para aliviar o estresse, desconectar-se da rotina da escola e recarregar as energias.

Assim que desaceleram e desfrutam de momentos de relaxamento, as crianças diminuem os hormônios responsáveis pelo estresse e a ansiedade. Isso contribui para regular a pressão arterial. Também melhora a qualidade do sono.

O resultado é surpreendente: bem-estar, bom humor e motivação, inclusive para aprender mais, são estimulados e aumentados.

O período de tranquilidade que as férias escolares proporcionam faz com que as crianças saiam do estado de alerta e de tensão do dia a dia escolar. É algo muito importante para a criatividade, a concentração e a memória.

Esses benefícios são essenciais para estimular a assimilação de novos conteúdos, pois proporciona disposição para aprender, ter boas ideias e buscar soluções inovadoras para as situações do cotidiano.

O aproveitamento das férias escolares, como período de descanso, costuma ser associado às viagens. Isso ocorre porque é mais fácil sair da rotina quando se está em um ambiente diferente.

Claro que é possível aproveitar esse período em casa, pois nem sempre há coincidência das férias do trabalho com as escolares. No entanto, independentemente de onde as férias serão aproveitadas, é importante proporcionar novas experiências à garotada.

Ideias para aproveitar as férias escolares e inovar nesse período

Ideias para aproveitar as férias escolares e inovar nesse período

As férias escolares podem se transformar em um verdadeiro desafio para os pais e responsáveis que se veem, de repente, com as crianças em tempo integral dentro de casa. Como têm muita energia, elas precisam gastar.

Como você viu no tópico anterior, esses dias longe da escola são importantes para as crianças. É fundamental, portanto, buscar maneiras de construir boas memórias e aproveitar momentos valiosos em família.

Esse tempo de qualidade demanda alguns aspectos:

  • Flexibilidade;
  • Vontade;
  • Organização.

Nós listamos, a seguir, algumas ideias para aproveitar as férias escolares e inovar nesse período:

1. Comece por um bom planejamento

Você já sabe: duas vezes por ano, as crianças têm recesso escolar. Como não é novidade, há tempo para se planejar.

Caso consiga casar as suas férias com as escolares, já é meio caminho andado.

Converse com a pessoa responsável por sua gestão no trabalho, ou alguém da área de Recursos Humanos de sua empresa, para agendar as férias para o período desejado.

Caso não seja possível conciliar esse período com o das crianças, não se esqueça de garantir algumas horas livres durante a semana para se dedicar às atividades com elas.

Também não se esqueça que os fins de semana podem ser aproveitados e até adaptados, dividindo os períodos entre tarefas domésticas e passeios.

2. Programe as atividades das férias escolares

Se você não conseguir conciliar suas férias com as das crianças, programe atividades curtas para aproveitar melhor o tempo com elas.

Vale um bate-volta em uma praia próxima, piquenique no parque, andar de bicicleta ou realizar atividades de artes. É importante aproveitar ao máximo com elas!

Caso consiga sair de férias com seus filhos, explore lugares que proporcionam experiências enriquecedoras e educativas, além de conforto e bem-estar a todos.

Sobre viajar com os filhos, nós detalharemos isso no próximo tópico.

3. Dê um tempo das telas e da internet

No intuito de permitir momentos agradáveis às crianças, muitos pais liberam o uso do celular e dos consoles de videogame sem estabelecer limites.

O fato é que estamos vindo de uma pandemia, período no qual as crianças estudaram remotamente e usaram bastante o computador e o smartphone.

Determine, portanto, momentos em que será possível se conectar e aqueles em que as atividades não incluem esses e outros dispositivos.

4. Seja flexível em relação à programação

Pode ser que você tenha escolhido um passeio a céu aberto para um certo fim de semana, mas a previsão do tempo apontou altas chances de chuva. Não se frustre!

Por mais que você tenha se planejado, é importante ser flexível, principalmente quando há fatores externos, como chuva.

Se você não gosta de mudança de planos na última hora, a nossa dica é escolher o local em que os fatores externos tenham um impacto menor.

Hotéis bem equipados, por exemplo, contam com piscinas aquecidas — ótimas para os dias não tão quentes —, atividades recreativas, monitores, parquinhos, restaurantes, salão de jogos e outros.

5. Escolha as brincadeiras 

Nem sempre será possível aproveitar os dias de folga com passeios ao ar livre. Para eles, a dica é elaborar uma lista de brincadeiras.

As brincadeiras podem acontecer dentro ou fora de casa, das clássicas como esconder ou pega-pega aos jogos de tabuleiro.

Alguns jogos de tabuleiro para se divertir com seus filhos:

  • Cai Não Cai (Estrela);
  • Capitão Silver (Calamity Games);
  • Catan Junior (Devir);
  • Concept Kids (Galápagos Jogos);
  • Fila Filo (Devir);
  • IceCool (Conclave Editora);
  • Jenga (Hasbro);
  • King of Tokyo (Galápago Jogos);
  • Quem Foi? (Papergames);
  • Ticket to Ride – Primeira Viagem (Galápago Jogos);
  • Uno (Copag).

6. Busque atividades para fazerem em conjunto

Há diversas atividades que você pode fazer com os seus filhos. Nós listamos algumas:

  • Cozinhar em família: escolha receitas fáceis de executar e solicite a ajuda das crianças em atividades simples, como quebrar ovos.
  • Montar acampamento: improvise uma cabana de lençol e faça uma noite de pijama na sala ou no jardim.
  • Cultive plantas e hortaliças: ensine a cuidar das plantas, pois as crianças adoram mexer com terra.
  • Faça bolinhas de sabão: prepare a mistura em casa e utilize moldes com arame, barbante ou formas de acrílico.
  • Invente brinquedos: utilize papéis, retalhos de tecido, garrafas pet, tampas e outros objetos.
  • Assista a filmes e séries: faça uma pipoca e chame a garotada para curtir uma sessão.
  • Viaje pelo mundo, sem sair de casa: aproveite para conhecer museus no mundo inteiro pelos sites dessas instituições. 

7. Leia para as crianças

A leitura é uma prática que traz diversos benefícios aos leitores, principalmente quando estimulada desde a infância.

Aproveite as férias escolares para ler para as crianças e, desse modo, estimular o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão, além da linguagem oral e capacidade criativa.

8. Vá ver o pôr do sol

Sair para brincar e ter contato com o mundo externo é fundamental para a saúde física e psicológica das crianças. A exposição à luz solar é essencial para o desenvolvimento do organismo dos pequenos.

A produção de vitamina D, hormônio lipossolúvel, ocorre de forma natural no organismo humano quando este é estimulado pelo contato com o sol.

Durante as férias escolares, realize atividades ao ar livre e leve as crianças para apreciar o pôr do sol a partir de um mirante, parque, praia ou outro local com vista privilegiada. 

Planejando uma viagem com os filhos nas férias escolares

As férias escolares também são uma ótima oportunidade para viajar com as crianças. Esse tipo de experiência é enriquecedora e permite aumentar a conexão entre todos.

Para planejar a viagem durante as férias escolares, é importante escolher o destino com antecedência e ficar atento à previsão do tempo, para garantir as peças que mais se adaptam ao clima.

Se a viagem será nacional e nas férias escolares de inverno, em julho, as peças mais quentes devem fazer parte da mala se o destino é a região Sul do nosso país.

Planejando uma viagem com os filhos nas férias escolares

No caso de cidades como Florianópolis, por exemplo, a temperatura média vai de 13ºC a 21ºC, portanto, alterna entre o friozinho e o clima mais agradável — ideal para uma caminhada pé na areia.

Nós preparamos um passo a passo para que o seu planejamento funcione. Acompanhe:

Escolha o roteiro

Janeiro e julho são os que têm maior demanda por viagens, pois são justamente os meses das férias escolares.

Uma ótima ideia, principalmente para otimizar seus custos, é ir na contramão do óbvio e buscar destinos fantásticos, mas com mais disponibilidade de vagas.

As férias escolares de inverno, por exemplo, podem ser aproveitadas em uma cidade com praia. Nosso país não é conhecido por um inverno longo e, ao mesmo tempo, rigoroso, portanto, sempre tem aquele dia de mais sol e calor.

Pesquise a hospedagem

Outro ponto importante para uma excelente viagem durante as férias escolares dos seus filhos é a qualidade da hospedagem.

Bebês e crianças pequenas, que são totalmente dependentes dos pais, precisam de um ambiente tranquilo.Já as crianças que brincam sozinhas ou com outras conseguem aproveitar melhor a infraestrutura de um hotel completo, com piscina, praia, salão de jogos e jardins. Se a hospedagem contar com atividades para crianças, melhor ainda.

Férias escolares dos filhos: qualidade da hospedagem

Leia as avaliações de outros hóspedes para verificar como foi a experiência deles com crianças nos hotéis onde pretende ficar.

Priorize o conforto e bem-estar de todos

É fundamental que o hotel escolhido tenha a estrutura necessária para garantir o conforto e bem-estar de todos.

Os quartos precisam ser espaçosos e as camas confortáveis. Também é interessante que o espaço tenha o básico para esquentar uma mamadeira ou comidinha, TV para ver desenhos e ar-condicionado, para os dias mais quentes.

No caso das crianças pequenas, os itens de acessibilidade são fundamentais, pois ajudam a transportá-las em seus carrinhos. É o caso das rampas e dos elevadores.

Espaço kids, parquinho, piscina, recepção 24 horas, restaurante, sala de jogos e serviço de limpeza diário devem fazer parte dessa lista.

Jurerê Internacional conta com duas opções de hospedagem que são ideias tanto para as férias escolares quanto outros momentos com as crianças.

IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village são excelentes opções para as férias escolares dos seus filhos

O IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village têm tudo o que você e sua família precisam para férias escolares inesquecíveis.

O IL Campanario Villaggio Resort é um belíssimo hotel, inspirado no melhor das Rivieras italiana e francesa. Seus mínimos detalhes proporcionam um misto de sensações.

A experiência de se hospedar no IL Campanario Villaggio Resort é a de estar em um resort, repleto de conforto e bem-estar. Sua proximidade com a natureza proporciona uma atmosfera única, para viver momentos que serão recordados no futuro.

No IL Campanario Villaggio Resort, você e sua família encontram possibilidades diversas para aproveitarem momentos únicos, sempre com o atendimento de excelência de uma equipe altamente especializada.

Já no Hotel Jurerê Beach Village é pé na areia, ou seja, possui todo o conforto que você merece em plena praia. Sua estrutura funciona como uma extensão de casa, só que à beira-mar, com entretenimento para todas as idades.

Os espaços do Hotel Jurerê Beach Village são muito aconchegantes e estão a poucos passos do mar, que é conectado por um acesso exclusivo. É ideal para relaxar, renovar as energias e ver as crianças se divertirem.

O Hotel Jurerê Beach Village tem lazer, entretenimento, gastronomia, passeios de aventura e culturais. Ele permite aproveitar ao máximo cada momento das férias escolares com sua família.

O IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village o que você e sua família merecem: pacotes completos para uma estadia de excelência. Ambos oferecem gastronomia nacional e internacional, além de espaços destinados para os pequenos.

Conheça agora mesmo o IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.