8 estilos de casamentos para fugir do comum

O grande dia ganhou uma data, mas você sabia que dá para fugir do comum e escolher diferentes estilos de casamentos?

O casamento é uma celebração em que tudo precisa estar perfeito, desde a decoração ao vestido. Todos os detalhes devem estar alinhados para que tanto a festa quanto a cerimônia sejam inesquecíveis.

A questão é que nem sempre os noivos querem uma festa clássica, com decoração predominantemente branca e cerimônia em uma igreja grandiosa.

Vivemos um tempo em que é cada vez maior a busca por experiências únicas. Portanto, é importante conhecer os diferentes estilos de casamentos! Sabia que essa escolha pode ser decisiva na hora de organizar tudo?

Há uma variedade de opções, o que permite encontrar o perfil que combina com vocês.

Continue a leitura e entenda a cada um entre os 8 estilos de casamentos para quem quer fugir do comum!  

1. Casamento Rústico

O casamento rústico é ideal para os noivos que gostam de simplicidade e do campo. Ele une o clima bucólico com elementos fortes. O ambiente deixa o evento romântico, mas não se limita a ser campestre.

A atmosfera desse estilo de casamento possui elementos como madeira, corda, juta, aço galvanizado e flores delicadas.

Dentre os estilos de casamentos, o rústico é perfeito para o casal que ama natureza, animais, cheiro de grama e o clima característico do interior.

A escolha do local, no entanto, é fundamental para a comemoração. Pode ser um espaço na cidade, uma chácara, uma fazenda ou até a casa de campo da família.

No casamento rústico, a dica é pensar nos ambientes que vocês fazem questão de ter nesse grande dia.

Outra dica importante é verificar a capacidade do espaço escolhido, para garantir que comporta o número de convidados de maneira confortável.

Verifique ainda a infraestrutura do lugar, pois os fornecedores também necessitarão de espaço para trabalhar.

O casamento no campo, por exemplo, permite que parte da comemoração aconteça ao ar livre. O dia, o canto dos pássaros, a sombra de uma árvore e o pôr do sol combinam muito com o visual campestre.

Casamento Rústico

Se o casamento rústico será na cidade, é importante escolher um espaço cujo estilo seja rústico: aspecto antigo, campestre e com elementos da natureza.

A decoração do casamento rústico é aconchegante, mas pode ser despojada quando os noivos assim são. Pense em cada detalhe em conjunto com a empresa responsável pela decoração, para refletir a personalidade do casal.

2. Casamento Boêmio

O casamento boêmio, ou boho wedding, lembra bastante outros estilos de casamentos, como o rústico. A diferença está na harmonia entre descontração, sofisticação, bucólico, romance e ligação com a natureza.

Se vocês se consideram um casal criativo, o casamento boêmio é uma excelente opção. Ele permite a mistura de cores e o uso de decorações alternativas.

A abordagem do casamento boêmio é descontraída, portanto, libera o uso de franjas, macramês, estampas e uma paleta de cores mais ampla. 

Para acertar no estilo do casamento boêmio, a dica é pensar em contos de fadas, mas com mais encantamento da floresta do que a realeza da princesa e do príncipe.

O boho tem tudo a ver com auto expressão artística, um estilo de vida de espírito livre. É inspirado nos hippies e, por mais que vocês não se identifiquem totalmente, podem incorporar elementos para o seu casamento boêmio.

A natureza é protagonista do casamento boho, independentemente de ser em ambiente natural ou recriada em espaço fechado.

Casamento Boêmio

O estilo boêmio desse casamento tem tudo a ver com raízes, tanto da natureza quanto dos noivos, cultura e estética étnica.

Diferentemente do casamento rústico, o boho não se limita ao campo e pode acontecer em uma floresta, deserto ou praia, com pé na areia.

A natureza desse estilo de casamento é intimista, uma excelente oportunidade para se desprender de tradições e viver a experiência de uma cerimônia criativa, alternativa, leve e sustentável, 100% personalizada.

Vale destacar que dentro do casamento boho há duas propostas: o chic tem pitadinhas de sofisticação e o boho rústico segue uma linha oposta.

3. Casamento a Dois

O casamento a dois, ou elopement wedding, é uma cerimônia extremamente privada, pois não conta com a presença de pais, padrinhos e convidados.

No elopement wedding, participam somente os noivos e os profissionais essenciais para a cerimônia, como o fotógrafo e o celebrante. Como não tem distrações, esse tipo de casamento tende a ser intenso e único para o casal.

Casamento a dois

Dentre os estilos de casamentos, este é um dos mais práticos de organizar, pois não envolve tantas responsabilidades quanto às demais cerimônias. Por esse motivo, é mais econômico, porém requer atenção em sua organização.

Por mais despretensioso possa parecer o casamento a dois, alguns serviços são essenciais. Uma produtora pode coordenar os profissionais envolvidos e evitar atrasos e imprevistos durante a celebração.

Já o fotógrafo e o cinegrafista são essenciais para o registro do “sim”, que pode ser compartilhado com amigos e familiares pelas redes sociais.

A duração do elopement wedding é curta em relação às outras cerimônias. Esse estilo de casamento se aplica a diferentes cenários: praia, serra, casa e exterior.

4. Casamento Geek

Continuando nossa lista de 8 estilos de casamentos para quem quer fugir do comum, chegou a vez de falar sobre o geek.

O casamento geek reflete uma cultura cada vez mais inserida no cotidiano de pessoas que gostam de tecnologia, filmes de ficção, games e quadrinhos.

Quando os noivos têm seus personagens favoritos ou saga preferida, é hora de decidir o tema do casamento. Na sequência, é fundamental buscar uma empresa que seja referência nesse formato.

Como estamos falando de um tema não convencional, é importante planejar e organizar tudo com, no mínimo, 1 ano de antecedência.

Casamento Geek

Para ser considerado um casamento geek, os elementos devem estar presentes em todo o contexto da comemoração, ou seja, do site de confirmação dos convidados até as lembrancinhas.

Atente-se à necessidade de elaborar elementos especiais, que requerem tempo até que fiquem prontos.

5. Casamento Industrial

O casamento industrial é o próximo na lista de 8 estilos de casamentos para quem quer fugir do comum. Ele está em alta, sabia?

O estilo industrial de casamento é versátil, chique e minimalista. Combina com casais que querem criar um clima cheio de personalidade.

Para você entender o conceito desse estilo, basta fundir outros dois: o vintage e o moderno, ou seja, mistura antiguidades, texturas brutas e metais de maneira muito bonita.

O local da cerimônia influencia bastante no casamento industrial, pois ele combina com fábricas e armazéns. Precisa ter acabamentos à mostra, como vigas e tubulações.

Casamento Industrial

Caso seja sua escolha, aposte em iluminação indireta, muito metal e cores sóbrias. 

Como foge da ideia do clássico, o casamento industrial é ousado por seu toque mais bruto. Se não encontrar um local assim, escolha um neutro e transforme-o por meio da decoração.

6. Mini Wedding

Outro dos estilos de casamentos é o mini wedding, ou casamento pequeno. Trata-se de uma festa mais intimista com no máximo 100 convidados. São chamadas somente as pessoas mais próximas aos noivos.

O mini wedding tem um ar de festa de família, como se estivesse sendo realizada no quintal de casa. A ideia, aqui, é a proporção da cerimônia, que é menor.

Mini Wedding

Mesmo sendo pequena, não se compara ao casamento a dois. O mini wedding pode ser como o casamento clássico, só que pequeno. Isso significa que requer planejamento e bastante organização.

Vale destacar que o mini wedding pode ter um dos estilos já citados: boho, geek, industrial ou rústico, dadas as devidas proporções.

Um dos desafios do casamento pequeno é a escolha dos convidados, pois o número é reduzido. Não é uma tarefa fácil, principalmente quando os noivos conhecem bastante gente.

A dica é selecionar as pessoas que acompanharam a trajetória do romance e que torcem por vocês. 

A respeito da escola do lugar, basta decidir o estilo e verificar se o local desejado atende às necessidades técnicas da cerimônia, bem como comporta confortavelmente seus convidados.

7. Casamento na Praia

Um dos estilos de casamentos mais desejados é o casamento na praia, pois permite viver uma experiência única pé na areia.

Casar na praia garante um clima romântico, com direito a um cenário natural. Traz sensação de liberdade com um toque de informalidade.

No entanto, para garantir a cerimônia dos sonhos, é necessário conhecer os prós e contras desse tipo de evento.

A paisagem especial, o clima relax, as roupas charmosas e confortáveis pesam a favor do casamento na praia. O contra pode ser a burocracia e o deslocamento de convidados. Pode ser!

Assim como nos outros estilos de casamentos, casar na praia requer planejamento e organização. É fundamental contar com uma excelente equipe de apoio, além de um lugar especializado no assunto, como o Hotel Jurerê Beach Village.

Conhecido pelo seu requinte e exclusividade, o Hotel Jurerê Beach Village possui um ambiente espetacular — compatível com a qualidade do serviço, 100% focado em atender aos desejos dos noivos.

Como é pé na areia, o Hotel Jurerê Beach Village é um excelente local para realizar o seu casamento na praia. O esperado sim pode ser dito à beira mar, com a luz do nascer ou do pôr do sol.

Casamento na Praia

É uma excelente oportunidade para concretizar a união de vocês em meio às energias do mar e do amor, que se misturam e impactam todos os presentes.

Outro ponto positivo é que um hotel pé na areia como o Hotel Jurerê Beach Village facilita o acesso dos convidados e fornecedores, pois conta com toda a infraestrutura necessária para o evento.

8. Destination Wedding

Para finalizar a lista de estilos de casamentos para quem quer fugir do comum, apresentamos a destination wedding. Essa tendência surgiu nos Estados Unidos e vem conquistando noivos brasileiros.

Mas o que é destination wedding?

Esse formato de casamento acontece fora da cidade onde os noivos residem. Se vocês moram em São Paulo/SP, por exemplo, podem fazer uma destination wedding em Florianópolis/SC, casando na praia.

A destination wedding envolve a viagem do casal e de seus convidados. Juntos, aproveitam a celebração em outro destino. Essa é a principal vantagem desse estilo de casamento.

Quando você se casa em outro destino, encontra novos cenários para vivenciar cada momento e registrar. A cerimônia se torna super original, pois acontece distante (às vezes nem tanto) de casa.

O mais interessante é que o destination wedding que pode incorporar detalhes dos outros estilos de casamentos. Além de ser em outro destino, ele pode ser pequeno (mini wedding) e, por exemplo, ser na praia.

O casal que escolhe o destination wedding tem a vantagem de organizar a festa em um hotel, que pode ser o mesmo local da hospedagem dos seus convidados, possibilitando o fácil deslocamento de todos.

Outra vantagem é que todos podem aproveitar juntos os dias que antecedem e os que vêm depois da cerimônia.

O Hotel Jurerê Beach Village, citado no tópico anterior, pode ser uma excelente escolha, bem como o IL Campanario Villaggio Resort, que além de ter toda a estrutura necessária para a sua cerimônia, forma um cenário belíssimo para as fotos.

Destination Wedding

A arquitetura do IL Campanario Villaggio Resort é inspirada na Costa Amalfitana, um dos destinos litorâneos mais belos do mundo.

Se você deseja fazer uma cerimônia inesquecível, saiba que o IL Campanario Villaggio Resort tem um dos melhores restaurantes de Florianópolis: o Positano Diamond Bar, com pratos da gastronomia nacional e internacional.

Independentemente do estilo de casamento que você escolher, tenha sempre em mente que esse momento é especial e requer o cuidado necessário para que seja inesquecível.

Já pensou em realizar o seu casamento em um hotel? Nós listamos 12 vantagens aqui.

Agora que você conhece 8 estilos de casamentos para quem quer fugir do comum, pode montar o seu de acordo com suas expectativas.

O casal que escolhe um local completo, com serviços de primeira, hospedagem, natureza e o preparo para eventos especiais como o seu casamento, consegue vivenciar ainda mais esse momento tão único. 

Case em Florianópolis no melhor estilo! Conheça agora mesmo a estrutura do IL Campanario Villaggio Resort e do Hotel Jurerê Beach Village! Viva uma experiência única com tudo que o seu casamento merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.