Como aproveitar o carnaval de Florianópolis em família?

visão panorâmica da praia

O mês de fevereiro chegou e muita gente já está fazendo planos para viajar, entre eles aproveitar o período de carnaval de Florianópolis com a família. Mas este ano, devido à pandemia, não será possível curtir a festa como tradicionalmente acontece. 

Porém, a capital de Santa Catarina oferece muitos atrativos para que pessoas de todas as idades possam aproveitar ao máximo os seus dias de folga. Afinal, o que não faltam são locais paradisíacos para visitar e muita programação interessante para fazer.

Então, ao invés da folia, nossa dica é aproveitar e viver momentos incríveis com a família junto à natureza e conhecendo um pouco da cultura da cidade. Tudo isso, é claro, sem esquecer de escolher programas que agradem também as crianças.

família composta por mãe, pai e filha caucasianos passeando com o cachorro em Jurerê Open Shopping

Para isso, neste artigo elencamos várias opções de passeios para pais e filhos. Boa leitura!

Programação junto à natureza

Florianópolis e natureza são praticamente sinônimos. Afinal, a grande maioria das pessoas escolhem a cidade para passear atraídas por suas belezas naturais. 

Então, nada melhor do que incluir na programação vários passeios em meio ao verde e pertinho do mar. Veja algumas sugestões:

Praias 

Elas são 42 (há quem fale que são 100, se contarmos as bem pequenininhas) e não podem ficar de fora dos planos da viagem de carnaval de Florianópolis. 

Para quem vem com crianças pequenas, a dica é optar pelos balneários do norte da Ilha, onde as águas são mais calmas, rasas e mornas.

Entre as praias da região, a mais recomendada é a de Jurerê Internacional, uma das mais lindas e preservadas da região, e que oferece excelente infraestrutura, como banheiros com fraldário, estacionamento gratuito, opções de gastronomia, entre outros atrativos.

entrada para a praia em passarela de madeira

Cachoeiras

Muitos turistas não sabem, mas além das praias, a capital catarinense também possui várias cachoeiras, um programa perfeito para quem gosta de contato com a natureza. 

Afinal, nada melhor do que um banho na água fria que corre entre as pedras em meio a muito verde.

As cachoeiras mais conhecidas são: Poção (Bairro Córrego Grande, na área urbana da cidade!), Costa da Lagoa (no bairro com mesmo nome) e da Solidão (na praia com mesmo nome). Todas são de fácil acesso e bem sinalizadas. 

Mas é preciso muito cuidado: os locais oferecem risco de acidentes, devido às pedras escorregadias. 

Então, se for com crianças, o cuidado deve ser redobrado. Se preferir explorar as cachoeiras mais agrestes, nunca vá sozinho, contrate o serviço de um guia.

Projeto Tamar

Que tal surpreender as crianças durante o carnaval em Florianópolis e levá-las para ver bem de pertinho lindas tartarugas marinhas? 

Em Florianópolis isso é possível, pois a cidade é sede desde 2005 de uma unidade do Projeto Tamar (uma das 25 existentes no Brasil), localizada no bairro Barra da Lagoa, distante 25 quilômetros do centro, na costa leste da ilha.

O espaço possui exposição permanente de tartarugas, sala de vídeo, espaço infantil, espaço do saber e espaço cultural. 

Recebe cerca de 200 mil visitantes por ano. Devido à pandemia de COVID19, não estão sendo realizadas atividades que gerem aglomeração. Por isso, informe-se antes de ir.

Conheça a cultura da cidade

visão panorâmica da cidade

Boi de mamão

Esta é uma das mais fortes tradições trazidas pelos colonizadores açorianos e que até hoje pode ser apreciada por turistas. 

O espetáculo junta dança e teatro, em torno da história de um boi (cuja cabeça era feita de mamão), e que conta ainda com diversos outros personagens, como o cavalinho, a cabrinha, a Bernunça, a Dona Maricota e animais como ursos, cachorros e macacos. 

A brincadeira encanta especialmente as crianças, pois os personagens interagem bastante (e assustam às vezes). A cidade conta com vários grupos que realizam apresentações, geralmente em áreas públicas e de graça.

foto da escultura em mosaico do boi de mamão

Fortalezas

Que tal aproveitar o carnaval em Florianópolis para conhecer mais sobre a história da cidade? Isso é possível através de visitas aos fortes que existem no município. 

São construções militares centenárias, erguidas pelos portugueses para proteger a ilha do ataque de invasores espanhóis, que disputavam as terras. As visitas contam com apoio de guias, que contam a história das fortificações. 

As três mais importantes são: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (a principal, localizada na Ilha de Anhatomirim), a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (localizada na Ilha de Ratones) e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (a única localizada na Ilha de Santa Catarina e considerada um dos mais belos cenários arquitetônicos e paisagísticos da cidade).

Carnaval de Florianópolis – Onde curtir com segurança

Jurerê Open Shopping 

Respeitando todas as normas de segurança sanitária e protocolos vigentes*, o Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, terá uma programação musical temática para quem vier aproveitar a semana de carnaval em Florianópolis. 

De 12 a 16 de fevereiro haverá apresentações musicais todos os dias, nos dois palcos do empreendimento: um na Plataforma Zero e outro na Plataforma 1. Para garantir o clima de carnaval, o repertório dos músicos terá muito samba e marchinhas.

Haverá também um dia exclusivamente para as crianças, com repertório musical voltado para os pequenos e a presença de personagens infantis como super heróis, vilões, clássicos do cinema e ainda mascotes dos hotéis, como o Sr. Jaca e a Dona Lontra, personagens do meio ambiente local.

parquinho infantil com crianças brincando

Hotéis de Jurerê Internacional 

Os hotéis de Jurerê Internacional – o IL Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village – preparam uma programação super especial para quem vier curtir a semana de carnaval de Florianópolis. 

Ou seja, não será preciso sair do hotel para garantir a diversão de toda a família, pois haverá atividades para adultos e crianças, sob o comando das equipes de recreação, que prometem não deixar ninguém parado!

Entre as brincadeiras previstas estão: ação com personagens, check-in animado, happy hour, bailinho e desfile de fantasia infantis, show de circo, oficina de máscaras e brinquedos de carnaval, welcome drink, baile de máscaras, laboratório de instrumentos musicais, show de palhaços, dança das cadeiras, teatro, caça ao tesouro, brincadeiras, explosão de balões, cinema, boliche, noite do pijama, quis, concursos, competições, torneios, entre muitos outros (seguindo todos os protocolos de segurança sanitária*). 

Agora que você já sabe tudo que é possível aproveitar o carnaval em Floripa, é só pegar a fantasia, fazer as malas e vir preparado para muitos dias de diversão! Esperamos por você!

* Confira os protocolos:

mulher caucasiana passando álcool em gel nas mãos

IL Campanario Villaggio Resort

Jurerê Beach Village 

Jurerê Open Shopping

Ebook Férias em Florianópolis: descubra a melhor praia para aproveitar o mar e se divertir em família

Texto: Amplocom Soluções em Comunicação 

0 thoughts on "Como aproveitar o carnaval de Florianópolis em família?"

  1. Aulas De Manicure e Pedicure disse:

    Sou a Maria Eduarda, e quero parabenizar você pelo seu
    artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.