Atrativos em Florianópolis: descubra o que a cidade tem de melhor!

São incontáveis os atrativos em Florianópolis. A capital catarinense recebe seus visitantes com praias, parques, mirantes, museus, restaurantes e muito mais.

Florianópolis é um destino que pode ser aproveitado de diferentes maneiras, portanto, é interessante organizar o roteiro para viver as experiências desejadas.

Antes de te contar o que fazer, aqui vai uma informação importante: a capital catarinense está, em sua maior parte, dentro de uma ilha. No entanto, há outra parte dela localizada na porção continental.

Dica anotada? Então continue a leitura e descubra diferentes atrativos em Florianópolis!

Atrativos em Florianópolis para aproveitar o dia

Para começar, Florianópolis tem 42 praias. Pois é, dá para passar mais de um mês na capital de Santa Catarina e não repetir a praia.

As praias de Florianópolis se dividem em regiões: Baía Sul, Baía Norte, Norte da Ilha, Leste da Ilha, Sul da Ilha e Continente.

As praias do Sul da Ilha são as conhecidas por serem mais selvagens, pois há predominância da natureza. Muitas compõem antigas vilas de pescadores.

Algumas são acessíveis de carro, enquanto outras requerem trilha ou transporte de barco. Lagoinha do Leste é um exemplo. Você chega lá apenas por trilha ou barco.

Espere encontrar na Lagoinha do Leste um combo de atrativos: mar aberto, lagoa, cachoeira e mata nativa.

Outro destaque é a Praia do Campeche. O visual desta praia é deslumbrante e mistura dunas com restinga.

O mar do Campeche é ideal para praticantes de atividades esportivas, como o kitesurf. Nesta modalidade, uma pipa gigante faz com que a pessoa deslize sobre a água com o auxílio de uma prancha.

Muitos praticantes aproveitam a modalidade para ir da praia à ilha do Campeche, que fica em frente. Cerca de 1,5 km de distância separa a ilha da praia.

Por lá, na Ilha do Campeche, você encontra água transparente e uma trilha com direito a contemplar inscrições rupestres em rochas.

No Leste da Ilha estão as praias mais próximas do centro da cidade, ou seja, permitem rápido acesso de quem está nesta região.

A Praia da Barra da Lagoa se destaca no Leste da Ilha, pois conta com mar calmo de um lado e com ondas mais fortes de outro.

Os surfistas preferem, no Leste da Ilha, a Praia da Joaquina. Suas ondas grandes e fortes formam o ambiente ideal para a realização de campeonatos de surfe.

No Norte da Ilha o destaque é Jurerê Internacional, a praia de mar cristalino e águas calmas e mornas. O visual é tão impressionante quanto a estrutura da região, que possui excelentes hotéis, como o IL Campanario Villaggio Resort e o Hotel Jurerê Beach Village.

Jurerê Internacional se destaca pela excelente infraestrutura, pois conta com marina, onde ficam atracados os iates, e muitos restaurantes sofisticados — reservamos um tópico mais para frente sobre gastronomia.

Outra dica que não pode faltar na sua lista de atrativos é a Lagoa da Conceição. Você pode aproveitar os bares e restaurantes na orla ou fazer um passeio imersivo, descobrindo tudo o que esse lugar oferece.

Do Terminal Hidroviário da Lagoa da Conceição partem barcos com trajeto regular que margeiam a lagoa. O barco para em diversos pontos ao longo da lagoa, sendo alguns deles restaurantes.

Você paga cerca de R$15 pelo trajeto de ida e volta. Dica extra: guarde o tíquete que será entregue, pois o barqueiro o exigirá na volta para que você não pague outra tarifa ao embarcar.

O passeio na Lagoa da Conceição pode ser feito em todas as estações do ano. Florianópolis, por mais que se destaque pelas praias, é um destino muito democrático.

Nos dias chuvosos ou frios, é possível aproveitar os teatros da cidade, conhecer o Projeto TAMAR (que cuida das tartarugas marinhas), fazer compras na Casa da Alfândega ou um tour gastronômico.

Atrativos em Florianópolis para aproveitar a noite

A noite em Florianópolis demonstra que a capital catarinense tem um ritmo frenético, pois é possível curtir restaurantes, baladas, bares e centros comerciais.

Os amantes do rock se encontram no John Bull Floripa, que conta com shows e um cardápio especializado em petiscos.

Já o Cafe de La Musique é uma filial da balada europeia no Brasil. Ela fica em Jurerê Internacional. Sua estrutura é de beach club, então é bastante frequentada por jovens que aproveitam do pôr do sol ao amanhecer.

Os amantes de cerveja vão para lugares como o Beer and Pork, que conta com 16 torneiras de chopp. Pebolim, máquinas de fliperama e música ao vivo fazem parte do ambiente descontraído.

Atrativos gastronômicos em Florianópolis 

Conforme prometido, preparamos um tópico especial para os atrativos gastronômicos em Florianópolis!

A capital catarinense se destaca pelos peixes e frutos do mar, mas não se resume a isto. Você pode desfrutar de uma experiência nacional ou internacional, a depender do restaurante escolhido.

Os mais simples, por exemplo, servem fartas porções de camarão e iscas de peixe. Excelente para petiscar a qualquer momento do dia.

Se você deseja uma experiência mais intimista e com direito a uma explosão de sabores — daquelas marcantes —, a dica é o Positano. 

O Positano Diamond Bar by D’vie está localizado no IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional. Serve pratos nacionais e internacionais, além de coquetéis. Possui espaços intimistas, ideais para curtir a dois.

O menu é surpreendente. O chef Leandro Angeli criou o Um Dono di Netuno, com polvo e peixe branco selados na manteiga aromatizada com limão siciliano e orégano fresco.

As carnes vêm sobre um purê de vegetais assados mais espuma de ostras e finocchio. Acompanha ainda uma berinjela em crosta de pistache e muçarela de búfala. Ficou com água na boca?

Atrativos em Florianópolis

Como você notou, são muitos os atrativos em Florianópolis. Nós separamos alguns, mas o interessante é descobri-los aqui.

Mais uma dica para a sua visita ser inesquecível: faça um roteiro que atenda suas necessidades com calma, para aproveitar o destino.

Uma vez que Florianópolis tem muitas atrações, escolha um hotel à altura das suas expectativas e que tenha um concierge que ajude a programar passeios e atender às necessidades que vão surgindo.

A melhor forma de explorar as atrações é separando-as em grupo, pela mesma região. Combine, em um dia, os atrativos da região que deseja conhecer.

Hospede-se naquela que tem a melhor infraestrutura para o seu lazer, considerando o deslocamento e, principalmente, o conforto que você merece. 

Aproveite os atrativos em Florianópolis no melhor estilo! Conheça agora mesmo as atrações do IL Campanario Villaggio Resort e do Hotel Jurerê Beach Village! Viva uma experiência única com tudo que as suas férias merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.